Todos os pets de pessoas com coronavírus em Hong Kong também terão de passar por uma quarentena de 14 dias. A decisão foi anunciada pelas autoridades locais no dia 28 de fevereiro. A determinação aconteceu após a descoberta que o cão de uma mulher doente também estava com a doença.

Embora o animal não tenha apresentado nenhum sinal, “amostras coletadas na cavidade nasal e oral apresentaram resultados positivos, em níveis muito baixos”, afirmou um porta-voz do ministério da Agricultura, Pesca e Proteção Ambiental de Hong Kong.

Pets de pessoas com coronavírus

Foto: Site FreePik

No entanto, o Governo de Hong Kong não chegou a esclarecer as razões para justificar os testes clínicos da doença em um animal. Uma vez que a tutora desse bichinho teve a sua contaminação confirmada na véspera da efetuação do exame. Mas, o pet ainda vai passar por outros exames e deve permanecer isolado em um abrigo para animais.

Situação dos pets de pessoas com coronavírus

Mesmo com a medida, ainda não existe comprovação de que animais domésticos como os cachorros e os gatos corram o risco de contaminação pela enfermidade. E, tampouco que esses pets tenham qualquer possibilidade de transmitir o novo coronavírus aos seres humanos.

Ainda assim, as autoridades de Hong Kong estabeleceram que os pets de pessoas com coronavírus também terão de ficar em quarenta pelo prazo de duas semanas.

Pets de pessoas com coronavírus

Foto: Site FreePik

No momento, a região já registrou 94 casos confirmados da doença, de acordo com o último balanço divulgado em fevereiro. Infelizmente, duas pessoas já faleceram em função do COVID-19.

Coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde monitora 252 pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus no território nacional. Até agora, já foram descartados 89 casos. Os dados são atualizados constantemente na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde. A maioria das suspeitas é de São Paulo, com 136 casos.

No total, havia 207 pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus e 79 casos tinham sido descartados. O país continua com dois casos confirmados em São Paulo. Os dois casos confirmados têm como local de infecção a Itália. Ambos são brasileiros e moram no estado de São Paulo. Os casos não têm vínculo entre si e foram identificados em unidade de saúde privada, conforme informou o ministério.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, tais como:

  • Lavar as mãos com água e sabão,
  • Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • Tampar o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

O Ministério da Saúde ainda lançou o aplicativo Coronavírus-SUS com o objetivo de conscientizar a população sobre o Covid-19, doença causada pelo vírus. Segundo reportagem da Agencia Brasil, o app já está disponível para dispositivos Android e iOS.

O recurso para smartphones, tablets e outros dispositivos moveis ainda conta com informativos de diversos tópicos como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita de infecção e mapa indicando unidades de saúde próximas.