Segundo pesquisa da Universidade da Flórida, os humanos conseguem compreender muitos sentimentos caninos através de suas expressões faciais e dentre eles o principal é a felicidade. Os cientistas comportamentais já chegaram a conclusão que os humanos conseguem ler bem as expressões de seus iguais, porém o estudo sugere que essa empatia se espalha para outras espécies do reino animal.

O estudo teve como voluntário principal Mal, um cão de 5 anos da raça Pastor Belga Malinois treinado pela polícia americana. Os pesquisadores interagiram de diversas maneiras com Mal e através de uma câmera ligada foi possível tirar uma foto com as diferentes reações.

Para medir o quanto as pessoas conseguem de fato ler as expressões caninas, foram chamadas 50 pessoas, e cada uma delas tinha a tarefa de desvendar o que Mal estava sentindo. Com quantidade expressiva, 88% acertaram a imagem que era associada à felicidade do cão. A felicidade seria com boca aberta, olhos bem abertos e língua de fora. Medo foi descoberto por 45% dos participantes, 37% conseguiram desvendar tristeza e cara de nojo caiu para 13%. É interessante apontar que as pessoas que não possuem cachorros muitas vezes se saíram melhor lendo as informações passadas pelos cães do que donos de cachorros.

A responsável pelo estudo, Tina Bloom, em conversa com o Telegraph, declarou que pretende continuar a pesquisa em busca de descobrir se também há essa extensão emocional com outros mamíferos.

 

Foto: Divulgação.
Da esquerda para a esquerda. Parte superior: Surpresa, nojinho e felicidade. Parte inferior: raiva, tristeza e medo)