Dizer que um ano de cachorro é igual a sete anos humanos é uma maneira muito simplificada de comparar a idade de um cão com a de um humano. Você sabe como funciona a idade dos cachorros?

Esse cálculo de sete anos para humanos para um ano de idade dos cachorros é para ajudar as pessoas a entenderem que os cães envelhecem com uma taxa muito mais rápida do que os humanos. Compreendendo aproximadamente quantos anos um cão tem comparado a um humano, os donos de cães podem oferecer o melhor cuidado possível aos seus cães.

Este cálculo desatualizado, mas popular, existe desde meados do século XX. Mas infelizmente, converter anos de cachorro para anos humanos não é tão simples assim.

Idade dos cachorros e tamanho

Diferentes tamanhos de cães envelhecerão em taxas diferentes. E a taxa de envelhecimento aumentará se um cão for maior e mais velho.

Cães de raças pequenas, como os chihuahuas, normalmente envelhecem mais lentamente. Já os cães de raças gigantes, como os grandes dinamarqueses, envelhecem mais rapidamente quando comparados a cães de outros tamanhos. Isso basicamente significa que quanto maior o seu cão estiver quando estiver adulto, mais rápido o seu corpo envelhece.

Cães de raça grande geralmente não vivem tanto quanto cães de tamanho menor a médio, mas sempre há exceções.

idade dos cachorros
Filhotes: do nascimento a seis meses

idade dos cachorros

O desenvolvimento de um cão de qualquer tamanho durante os primeiros seis meses de vida é o mesmo.

Olhos e ouvidos se abrirão, dentes do bebê entrarão em erupção, e seu cão será desmamado de sua mãe para comer comida sólida para filhotes.

As placas de crescimento nos ossos ainda estarão abertas, o que significa que o seu cão ainda está crescendo durante este período da sua vida.

Filhotes se tornam adultos: de seis meses a três anos

idade dos cachorros

Entre seis meses e três anos de idade dos cachorros, seu cão atingirá seu tamanho adulto. As placas de crescimento nos ossos se fecharão. Os dentes de leite cairão e os dentes adultos entrarão em erupção. Ainda poderão ocorrer trocas de pelo e o seu cachorro se tornará um cão adulto.

Geralmente, o alimento para filhotes é transferido para a alimentação de adultos quando o cão termina de crescer, ou entre seis meses e um ano de idade.

O primeiro ano de vida de um cão é equivalente a entre 14 e 18 anos para uma pessoa, então ocorrem grandes mudanças.

Cães adultos: de três a seis anos de idade

idade dos cachorros

Aos três anos de idade dos cachorros, o processo de envelhecimento realmente começa a variar entre os tamanhos dos cachorros.

Os cães estão no auge por esses poucos anos, envelhecendo para ser o equivalente a um adulto de vinte e tantos anos ou trinta e poucos anos.

Os níveis de energia podem ter se estabilizado quando comparados a um filhotes. Mas os ferimentos são mais comuns nessa idade dos cachorros, pois eles são tipicamente mais ativos do que um cão mais velho.

A maioria dos cães é bastante saudável durante esses anos. Mas cães de tamanho gigante podem começar a agir mais como um idoso e ter alguns problemas de saúde à medida que se aproximam de cinco a seis anos de idade.

Cães idosos

idade dos cachorros

As faixas etárias de um cão idoso varia de acordo com o tamanho do cão. Mas os cães idosos geralmente são considerados àqueles com mais de sete anos de idade. Cães gigantes podem ser considerados idosos até os cinco anos de idade.

Os cães idosos requerem um acompanhamento mais regular da saúde quando comparados com os cães mais jovens. Assim, quaisquer sinais de doença poderão ser detectados precocemente. Check-ups com o seu veterinário podem ser recomendados a cada seis meses, em vez de anualmente, devido à rapidez com que os cães envelhecem.

O que esperar quando seu cão começa a ficar velho

idade dos cachorros

Quando um cão chega a dois dígitos, pode ser classificado como geriátrico. Mas os cães menores podem não atingir essa classificação até atingirem os 14 anos de idade. Pois tendem a viver mais do que as raças maiores.

Não é tão comum ter um cão de tamanho gigante que vive nos dois dígitos, pois é um cão pequeno.

Cães geriátricos de qualquer tamanho são propensos a desenvolver muitas doenças e problemas relacionados à idade. Assim como nas pessoas, dificuldade para caminhar e pular pode ser o resultado de artrite e diferentes órgãos podem não funcionar bem sem a ajuda de medicamentos.

No mínimo, check-ups com o seu veterinário devem ser feitos a cada seis meses, mas mais frequentemente é preferível ainda.