Instituto Royal, em São Roque, é acusado de maus-tratos. Foto: Reprodução

Manifestantes se encontram nesse momento no portão do Instituto Royal em São Roque, São Paulo, reivindicando que os animais testados sejam entregues. O protesto que acontece desde o último (12), ganhou força depois que três vans e um caminhão de pequeno porte entraram hoje no laboratório durante a tarde, aumentando os boatos que a empresa estaria preparando a retirada ou eutanásia dos cães.

Cães da raça beagle são usados em testes de produtos cosméticos e farmacêuticos, por serem de médio porte, dóceis e considerados de raça pura, teoricamente com menos variações genéticas, o que torna os resultados dos testes mais exatos. O Instituto Royal, que possui apoio do governo, é acusado de maus-tratos contra animais e de não ser transparente em suas ações, já que não permite a visitação do público nem especifica quais testes são efetuados.

De acordo com o site de notícias G1, um encontro iria acontecer hoje no fim da tarde entre os ativistas, funcionários da prefeitura e os representantes do laboratório. A reunião foi cancelada através de um email da empresa, alegando temer a segurança de seu representante.

instituto-royal-0

Manifestantes ao lado de fora do Instituto Royal. Foto: São Roque Notícias

Os manifestantes impedem a saída de veículos do laboratório sem antes passar por uma vistoria para checar se há cães no interior do carro. Houve um princípio de confusão porque um dos motoristas se negou a abrir o carro.

Segundo a página no facebook da ativista Adriana Khoury, os celulares do público foram confiscados, enquanto é possível ouvir os gritos dos cães de dor, por estarem sendo manuseados de qualquer maneira

Luisa Mell, que está presente no local, confirma a situação em sua página. Segundo a apresentadora, a polícia está do lado da empresa e um ativista já foi levado para a delegacia.

Em tempo real (confira aqui), a organização informa que há um funcionário do Instituto Royal ajudando escondido ao passar as informações. Segundo o funcionário, 12 cães já foram mortos, e os gritos ouvidos pelos ativistas, são dos beagles sendo retirados para serem escondidos, porém como estão muito machucados, a dor quando alguém os toca é imensa.

Ao permitir que os animais sejam usados em testes, o Brasil está indo na contramão da corrente mundial, citando a Europa, que não só passou a proibir os testes, como não aceita mais a comercialização de produtos que são testados em animais em seu território.

Há um abaixo-assinado ocorrendo no site AVAAZ de nome “Contra o uso de animais pelo Instituto Royal” que já passa das 100  mil assinaturas. A petição visa o fim de testes em animais não humanos e a vivissecção em praticas didáticas (Instituições de Ensino) e comerciais (Cosmético e Limpeza), maior apoio do governo para pesquisa de métodos alternativos e criação de uma comissão com autoridade e autonomia para fiscalização, emissão de laudos e pareceres, visitas a laboratórios, biotérios, universidades e outros. É importante participar para mostrar a repercussão e repúdio do público a essa prática.  (assine AQUI)

A atriz Thayla Ayala gravou um vídeo e postou em seu Instagram:

 

Atualização – 18/10 às 01h00
– Segundo a ativista Antilia Reis, mais policiais acabam de chegar ao local.
– A hashtag #institutoroyal está 2º lugar nos TrendingTopics Brasil do Twitter.

Atualização – 18/10 às 01h10
– Segundo Fátima Valle, da organização, um grupo Black Bloc chegou neste momento no local e já invadiu o Instituto Royal com violência.
– Segundo a ativista Antilia Reis, que está no local, chegaram as equipes do SBT e da Rede TV ao Instituto Royal.
– Hashtag #institutoroyal em 1º lugar nos TrendingTopics Brasil do Twitter.

Atualização – 18/10 às 01h48
– Segundo uma ativista que está no local, parte dos manifestantes realmente invadiu o local e foi direto para os canis. A polícia foi atrás. Não há ainda informações de confronto.

Atualização – 18/10 às 02h03
– A ativista Natália Lopes, que está dentro do Instituto, postou uma foto em sua conta no Facebook.

"Estou aqui ao lado dessa janela onde lá dentro estão os beagles, em gaiolas, chorando demais.PRECISAMOS DE ADVOGADOS AQUI! A situação está feia. Ajuda!!!" Foto/Legenda: Reprodução Facebook - Natália Rodrigues Lopes

“Estou aqui ao lado dessa janela onde lá dentro estão os beagles, em gaiolas, chorando demais.PRECISAMOS DE ADVOGADOS AQUI! A situação está feia. Ajuda!!!” Foto/Legenda: Reprodução Facebook – Natália Rodrigues Lopes

Atualização – 18/10 às 02h10
– A apresentadora Luisa Mell confirma que também está dentro do Instituto neste momento. “Entramoooos!!!! Ocupa são Roque! Libertação animal já!!”
– Cerca de 30 ativistas estão dentro do Instituto Royal. A Polícia Militar tenta negociar a saída. Não há informações de confronto.

Atualização – 18/10 às 02h16
РSegundo ativistas no local, alguns c̣o esṭo sendo resgatados neste momento.

Atualização – 18/10 às 02h21
РSaem as primeiras imagens de c̣es resgatados.

Foto: Reprodução / Facebook

Foto: Reprodução / Facebook

 

Foto: Reprodução / Facebook

Foto: Reprodução / Facebook

 

Foto: Reprodução / Facebook

Foto: Reprodução / Facebook

Atualização – 18/10 às 02h21
– Mais ativistas saindo com cachorros do Instituto.

Foto: Reprodução / Facebook

Foto: Reprodução / Facebook

 

Foto: Reprodução / Facebook

Foto: Reprodução / Facebook

Atualização – 18/10 às 02h35
РMais fotos dos c̣es resgatados

Foto: Reprodução / Facebook

Atualização – 18/10 às 02h42
РAtivista confirma o resgate de mais de 200 c̣es at̩ o momento e afirma haver mais 200 para serem resgatados.

Atualização – 18/10 às 02h47
РAtivista chora ao resgatar o c̣ozinho.

Foto: Reprodução / Facebook

Atualização – 18/10 às 02h54
– No Facebook, pessoas oferecem lar temporário para os cães resgatados.
РAtivistas que esṭo no local pedem carros, coleiras e mais gente para ajudar no resgate, ṣo muitos animais!

Atualização – 18/10 às 02h58
– Cachorros continuam sendo resgatados.
РAlguns ativistas foram presos e esṭo sendo levados para a delegacia.

Cãozinha idosa resgatada. Foto: Reprodução / Facebook

Atualização – 18/10 às 03h08
– Ativistas encontram Beagle congelado em nitrogênio líquido.

Beagle congelado em nitrogênio líquido. Foto: Reprodução / Facebook

Beagle congelado em nitrogênio líquido. Foto: Reprodução / Facebook

Atualização – 18/10 às 03h19
РMais de 300 c̣es foram resgatados. Esṭo precisando de mais carros e pessoas para ajudar.

Foto: Reprodução / Facebook

Atualização – 18/10 às 03h28
– Segundo a página da AnonymousBrasil no Facebook, ativistas estão sendo presos e os cães estão sendo recolhidos para serem devolvidos ao Instituto!

Atualização – 18/10 às 10h16
РSegundo ativistas que entraram no Instituto Royal acompanhado de policiais, ṇo haviam mais c̣es no local. Todos os c̣es foram resgatados.
– Veja um vídeo do resgate dos Beagles.

Atualização – 18/10 às 10h23
– Mais um vídeo, agora da ativista Mariana Aidar

Atualização – 18/10 às 13h18
– Segundo o site Globo.com, O advogado do Instituto Royal, Fernando Karamm, informou que a empresa entrou com uma medida de manutenção de posse do prédio. Quanto aos cães e coelhos que foram levados, o advogado disse que cabe à polícia recuperá-los. Segundo Karamm, todos os animais possuem chips subcutâneos que permite o rastreamento deles. A gerente geral da empresa, Sílvia Ortiz, registrou boletim de ocorrência contra a invasão da empresa.

Atualização – 18/10 às 13h20
– Lista de empresas que utilizam animais em testes de seus produtos, acesse AQUI.

Atualização – 18/10 às 14h18
– Locais para doação de RAÇÃO e MEDICAMENTOS para os animais resgatados. Atenção: não será aceito dinheiro, apenas RAÇÃO e MEDICAMENTOS.
Cantinho animal – Rua Dr. Altino Arantes, 647, Vila Mariana
Zena Caff̬ РRua Peixoto Gomide, 1901, Jardins
Mister Vet Centro Veterinário – Rua Turiassu, 713, Perdizes
JJ Cabeleireiros – Avenida Cidade Jardim, 1013 – Itaim Bibi
Leckerhaus – Rua Dr. Melo Alves, 293 – Jardim Paulista
Per Paolo – 1) Rua Cardoso de Almeida, 1021/1049 – Perdizes ; 2) Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 2282 – Pinheiros; 3) Rua Rio Grande, 380 – Vila Mariana.

Atualização – 18/10 às 17h21
– A apresentadora de TV Luisa Mell está convocando a todos para um grande ato em frente ao Instituto Royal. “Sábado 10 hrs da manhã em frente ao #institutoroyal Rodovia RAposo Tavares Km 56! Conto com vcs!”

– Continuaremos atualizando a notícia.