É difícil encontrar uma ideia ou serviço no mercado pet que ainda não conhecíamos, mas as Bichografias produzidas pela jornalista e especialista em comportamento animal Constança Tatsch, conseguiram esse feito.

Imagine ter a história do seu animal de estimação contada, lembrando todos os pequenos e grandes momentos que muitas vezes fogem da nossa memória; com imagens do seu arquivo pessoal tratadas e editadas, mais uma sessão de fotos; tudo isso lindamente produzido em um livro encadernado e com a sua cara.

É realmente uma forma muito pessoal e carinhosa de guardar uma lembrança do seu pet, que te possibilitará revisitar certas situações especiais e relembrar com cada passar de página.

Constança nos conta como surgiu a ideia de criar biografias de animais de estimação:

As Bichografias surgiram da união entre a minha profissão, jornalista, e a paixão por animais – que já tinha me levado a fazer um curso de comportamento animal e adestramento. Minha inspiração foi o meu cachorro, Bisteca. Decidi fazer um livrinho contando a história dele e quando ficou pronto eu senti que essa mesma lembrança poderia interessar a outros tutores apaixonados pelos seus bichos. Demorei uns meses para formatar a ideia e estudando design, tratamento de imagem e foto. Até que fiz a Bichografia da calopsita de uma amiga, a prima dele quis um da cachorra, e assim foi.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Com textos exclusivos e feitos sob medida para cada pet, a jornalista encontra o biografado e sua família para realizar a entrevista e tirar fotos. A família fica responsável por selecionar as melhores fotos de seu arquivo pessoal. A partir de então, após escolhida a opção de layout, Constança desenvolve a biografia, finaliza a edição das fotografias e fecha tudo com uma diagramação e design primoroso. Após uma prévia e análise por parte dos clientes, o material vai para a gráfica e em apenas alguamas semanas está em em suas mãos.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Tendo tanto contato com histórias e personagens emocionantes da vida real, não é de se surpreender que o trabalho tenha tido um impacto profundo na jornalista.

Eu tenho paixão absoluta por cada livro que escrevo. Me envolvo muito. Por trás da história de cada pet está uma história de amor. Cada uma me marca de uma forma… Tem casos lindos de superação, como da Nina, que foi encontrada no lixão, desenvolveu uma série de doenças, quase morreu e se recuperou graças à alimentação natural. Ou a missão da Zoah, que é uma cadela terapeuta e trabalhou com crianças, pessoas doentes e velinhos. A última Bichografia foi um caso muito tocante: o livro sobre um cachorro que morreu há 15 anos, mas que marcou profundamente a vida de um menino, que hoje é um homem e ainda sente saudades. Enfim, todas as histórias mostram como pode ser transformador o amor entre um humano e seu animal.

Se você ficou morrendo de vontade de fazer uma Bichografia do seu pet, assim como nós, não deixe de acompanhar a página facebook.com/bichografias ou entrar em contato através do email [email protected].

As biografias possuem uma média de 20 páginas e custam a partir de R$ 780.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação