Cachorro são cada vez mais tratados como bebês. Foto: Reprodução / LifeWithDogs

Cachorro são cada vez mais tratados como bebês. Foto: Reprodução / LifeWithDogs

Os cachorros estão em toda parte e cada vez mais fazem parte da família. Uma pesquisa recente mostrou que cada vez menos as mulheres norte-americanas estão tendo filhos e estão preferindo ter cachorros.

“Eu prefiro ter um cachorro do que uma criança.” disse Sara Foster, uma negociante na bolsa de valores que afirmou não trocar seu Buldogue Francês por um bebê.

A taxa de natalidade nos Estados Unidos caiu aproximadamente 10% desde 2007. São 400 mil bebês a menos em 2013 comparado ao número de seis anos atrás. Esta queda é predominantemente em mulheres de 15 à 29 anos.

Taxa de natalidade nos EUA de 1990 – 2012. Tradução: Portal do Dog

Do outro lado, cachorros com peso até 10 quilos ou menos, os números mostram exatamente o oposto. A aquisição de cachorros pequenos cresceu ano após ano. Desde 1999 a população desses cães mais do que dobrou, e segundo projeções da Euromonitor, esses números continuarão a crescer.

População de cachorros nos EUA. Tradução: Portal do Dog

População de cachorros nos EUA. Tradução: Portal do Dog

Algumas pessoas acreditam ser apenas uma coincidência, e que a diminuição da taxa de natalidade e a crescente aquisição dos cachorros pequenos não tem qualquer ligação. Porém Damian Shore, analista da Euromonitor, não concorda.

Segundo Damian, há definitivamente uma troca acontecendo. E comentou:

“As mulheres estão tendo menos bebês e também estão casando mais tarde. Há mais mulheres solteiras entre 25 e 35 anos, e são exatamente estas que mais adquirem cachorros pequenos”.

 

Outra mudança que mostra a entrada do cachorro na família é que agora eles são tratados como humanos. A compra de rações de alto padrão ou ‘premium’ cresceu cerca de 170% nos últimos 15 anos. Este tipo de comida agora representa aproximadamente 57% do mercado de rações nos EUA.

Venda de rações para cães nos EUA. Tradução: Portal do Dog

Venda de rações para cães nos EUA. Tradução: Portal do Dog

Há de se dizer que nem toda aquisição de um cachorro pequeno é para substituir um cachorro. Esta crescente também indica a migração de pessoas para as grandes cidades. Nos centro urbanos, com espaços reduzidos, é sempre difícil de se ter um cachorro maior.

“Pequenas casas e apartamentos estão colaborando com o crescimentos da população de cachorros pequenos.” disse Damian.

Não há nada errado em se ter crianças ou cachorros, ou os dois juntos. Mas para alguns a escolha é clara.

Fonte: LifeWithDogs