O latido de cachorro pode ser tanto um incômodo para os donos de animais quanto uma ferramenta incrível. Embora eu não necessariamente considere que o latido seja a principal forma de comunicação de um cão (já que a linguagem corporal está acima da vocalização) é uma maneira importante de os cães se expressarem e transmitirem informações.

Se seu cão late quando o carteiro chega, ele está tentando alertar a família que tem um intruso se aproximando. Se seu cão reclama quando você o deixa em paz, ele está expressando preocupação ou descontentamento com sua ausência.

Mas há mais coisas que podemos aprender sobre o que o latido de cachorro significa. Descodificar o significado por trás do latido do seu cão resume-se basicamente a três fatores: frequência, duração e densidade.

latido de cachorro

Frequência

Quanto mais rapidamente o seu cachorro late, mais urgentemente tenta se comunicar. Enquanto a fonte emocional de um latido rápido pode ser medo ou excitação, um rápido surto de raiva tem a intenção de chamar sua atenção rapidamente.

Intensidade

O latido de um cachorro pode ser agudo ou grave. Os latidos agudos são tipicamente associados a um cão assustado, enquanto os de baixa estatura são ameaçadores. Como cada cão tem uma voz diferente, o tom nem sempre é fácil de ler. Um latido estridente de Chihuahua, por exemplo, soará bem diferente de um de Dogue Alemão.

Duração

Quanto tempo seu cachorro late também é relevante. Um cachorro que late com frequência em uma variedade de estímulos pode estar fazendo isso por causa de tédio ou excesso de estímulo, enquanto um que late para alertar a família geralmente para de latir quando o trabalho é feito.

A combinação de frequência, afinação e duração cria vários tipos comuns de latidos com significados específicos. Aqui está um guia para ajudar a esclarecer o que seu cão está tentando lhe dizer.

1. Latido de alerta

Latido de alerta ou latido de alarme tende a ser o tipo mais fácil de latido para identificar. Por sua própria definição, o latido de alerta é o seu cão tentando dizer à família sobre a chegada de um estranho ou algum outro estímulo inesperado e desconhecido.

Você pode identificar pela intensidade. Geralmente começa de repente, começando com um latido agudo e rápido, depois continuando a entrar rápido, latindo. Na maioria dos casos, o latido pára quando o estímulo é eliminado (ou seja, o carteiro vai embora) ou seu cão tem certeza de que o estranho não é uma ameaça para ele.

2. Latido de demanda

latido de cachorro

O mais irritante de todos os latidos de cachorro, o latido choramingando é para que você dê a eles o que eles querem, seja atenção, comida ou algo igualmente desejável.

Mas uma vez que o latido de demanda começa, a única maneira de se livrar dele é NUNCA DAR. Se o seu cão late ou reclama de você por atenção ou comida, ignore-o. Entre em outra sala e feche a porta se for necessário. Se o seu cão nunca é recompensado pela vocalização exigente, eventualmente ele se extinguirá.

Mas cuidado! Se você ocasionalmente ceder, seu cão manterá a esperança de que sua estratégia funcione e o comportamento continuará.

3. Latido de cachorro compulsivo

latido de cachorro

Um latido de cachorro compulsivo é quando o cachorro late praticamente por tudo: barulhos, pessoas andando, pássaros, você e o resto da família.

Na maioria dos casos, há provavelmente uma variedade de coisas emocionais acontecendo sob a superfície de um latido compulsivo. O medo, por exemplo, é uma raiz comum de latidos compulsivos.

Mas um suspeito infalível é o tédio. Se você acha que seu cão pode ficar entediado, tente aumentar tanto a estimulação física quanto a mental. Caminhadas, treinamentos, jogos de farejamento, brinquedos de quebra-cabeça e brincadeiras são essenciais para manter um cachorro compulsivo silencioso.

4. Latido de cachorro solitário

latido de cachorro

Cachorros que sofrem de angústia de isolamento ou ansiedade de separação quase sempre vocalizam quando deixados sozinhos. Embora essas vocalizações possam variar de choramingar a latir a uivar, uma expressão comum é uma longa sequência de latidos. Às vezes, durante todo o tempo em que estão sozinhos, com pausas frequentes e intencionais.

Nesse tipo de latido, um cachorro está chamando e pedindo companhia. Durante as pausas, eles ouvem qualquer resposta.

5. Latido de brincadeira

latido de cachorro

Um cachorro que brinca provavelmente faz esse latido. É um latido rápido e alto que escapa para dar excitação ou para incentivar a perseguição, o puxão ou outra interação, seja com você ou com outro cachorro.

Em um grupo de cães, às vezes um assume o papel de “árbitro” ou “líder de torcida”, latindo para os outros filhotes enquanto eles brincam. Neste caso, a vocalização frequentemente ocorre como várias sequências rápidas de latidos.

6. Uivo de cachorro

latido de cachorro

Por que tantos cães uivam quando ouvem um carro de bombeiros ou barulho semelhante, alto e estridente? O uivo é uma forma de os cães comunicarem informações importantes através de longas distâncias.

Quando seu cachorro se junta a um coro de sirenes de bombeiros, ele está ajudando a espalhar a notícia de que algo está acontecendo, ajudando a guiar um ente querido para casa ou informando um estranho a ficar longe de seu território.

Mas um uivo pode significar outras coisas também. O uivo às vezes resulta de extrema angústia ou desespero. E um cão que foi deixado sozinho pode uivar em uma tentativa de fazer contato com alguém. Além disso, alguns cães são criados para uivar quando descobrem algo.

Latido de cachorro relacionado a velhice

À medida que os cães envelhecem, sua capacidade cognitiva diminui, assim como nos seres humanos. Alguns cães, no entanto, sofrerão em seus anos dourados de maneiras muito mais óbvias, que podem incluir andar em círculos, ficar presos nos cantos ou atrás de móveis, retirar-se da família e ficar cada vez mais confuso.

O latido também é um sintoma comum de disfunção cognitiva canina, mas o que ele está tentando comunicar nem sempre é claro. Eles podem latir pedindo ajuda se ficarem assustados, presos ou assustados ou simplesmente latirem porque estão desorientados.

Sempre verifique um cachorro latindo que está sofrendo de demência para garantir que ele esteja seguro. Acalme-o e não repreendê-o por latir. Lembre-se, eles está perdendo o controle de suas ações e não quer incomodá-lo.