Na última terça-feira, 27 de setembro, Montreal, no Canadá, aprovou uma lei (com 37 votos a favor e 27 contra) que proíbe animais da raça Pit Bull e cães que se assemelham a esta raça na cidade.

Para poder ter animais da raça, os tutores precisarão cumprir certos termos e condições, como passar por uma verificação de antecedentes criminais e ter uma autorização especial que custa cerca de 150 dólares. Além disso, os cachorros devem receber microchip, ser vacinados e sempre sair de casa usando focinheira e uma coleira que fique presa nas quatro patas do animal.

A lei em Montreal

A lei foi proposta e aprovada depois de uma série de eventos infelizes, como ataques, envolvendo Pit Bulls em Montreal nos últimos meses. Em junho passado, uma mulher morreu após ser atacada por um cão desta raça que estava solto próximo à casa da vítima.

A cidade de Montreal, no Canadá, aprovou uma lei que proíbe animais da raça Pit Bull e cães que se assemelham a esta raça. (Foto: Reprodução / City News Canada)

A cidade de Montreal, no Canadá, aprovou uma lei que proíbe animais da raça Pit Bull e cães que se assemelham a esta raça. (Foto: Reprodução / City News Canada)

Estes casos fizeram com que boa parte da população quisesse a proibição destes cães na cidade, o que favoreceu o número de votos a favor da lei.

Apesar de terem que viver presos e tratados como animais extremamente ferozes, alguns Pit Bulls, os que são criados por famílias de alta renda, poderão permanecer na cidade, seguindo todas as condições impostas.

Porém, a maioria dos cães da raça não tem essa mesma sorte. Entretanto, as famílias que não têm condições de seguir todos os termos impostos pela nova lei terão seus Pit Bulls confiscados e até mesmo sacrificados.

No entanto, todos os cães desta raça que vivem em abrigos foram imediatamente considerados inadotáveis e também enfrentarão a eutanásia.

Manifestações contra a lei

Grupos de resgate de animais, já imaginando o que estaria por vir com a nova lei, tiraram o máximo de cães possível de abrigos locais para que eles não fossem sacrificados.

A reação e a revolta contra a lei também estão sendo grandiosas. Além de a SPCA de Montreal, que abrange 12 municípios, estar ameaçando deixar a cidade, veterinários de Montreal, incluindo os da Ordem dos Veterinários de Quebec, estão manifestando o seu desejo de se recusar a sacrificar qualquer um desses cães inocentes.

A reação e a revolta contra a lei também estão sendo grandiosas. (Foto: Reprodução / The Canadian Press / Peter McCabe)

A reação e a revolta contra a lei também estão sendo grandiosas. (Foto: Reprodução / The Canadian Press / Peter McCabe)

“Eu, profissionalmente, moralmente e eticamente não sou obrigado a sacrificar os animais”, disse Karen Joy Goldenberg, veterinária em um hospital animal local, à CBC News. “Agora, se eu testemunhar ou acreditar que um cão é perigoso para a segurança pública, tendo realmente mordido alguém, independentemente da sua raça, eu absolutamente concordo em colocá-lo para dormir, pelo seu bem-estar e pelo bem-estar das pessoas em torno dele”, completou a veterinária. Mas, a questão aqui é que a maioria destes cães nunca mostrou agressividade para com ninguém.

A população que é contra a proibição de raças específicas na cidade também não está parada. Assim, diversas manifestações já foram feitas por amantes e criadores de Pit Bulls e de outras raças consideradas violentas.

Além disso, casos ocorridos em outras cidades comprovam que leis que proíbem certas raças não garante que os ataques de cães acabem, ou diminuam. Existem casos onde leis deste tipo foram promulgadas e as ocorrências de mordidas de cães ainda subiram.

Diversas manifestações já foram feitas em Montreal por amantes e criadores de Pit Bulls e de outras raças consideradas violentas. (Foto: Reprodução / The Huffington Post Canada / CP)

Diversas manifestações já foram feitas em Montreal por amantes e criadores de Pit Bulls e de outras raças consideradas violentas. (Foto: Reprodução / The Huffington Post Canada / CP)

Um pedido de ajuda

A raça do cão não é a culpada pelas ações individuais do animal. Cães envolvidos em ataques geralmente são animais que não foram treinados, ou seja, já tinham um temperamento inadequado ou simplesmente estavam fora de controle.

E muitos dos cães responsáveis por ataques fatais não eram nem da raça Pit Bull. Mas, infelizmente, nada disso foi levado em consideração e os votos a favor da lei foram maiores do que os contra.

Mas, os grupos em favor dos animais não desistiram de salvar os Pit Bulls de Montreal. Na internet está acontecendo uma petição recolhendo assinaturas eletrônicas para serem utilizadas para tentar reverter esta situação.

Portanto, ajude os Pit Bulls de Montreal clicando aqui e assinando a petição.

Por que os Pit Bulls são considerados agressivos?

Além de sua aparência que pode realmente parecer ameaçadora, o Pitbull tem um temperamento lindo. Eles são persistentes, indomáveis, corajosos e extremamente leais.

Na verdade, cada cachorro é diferente. Depende de como é tratado. Até mesmo um chihuahua pode se tornar agressivo se for mal tratado.

Além disso, qualquer cão, de qualquer raça, pode se tornar agressivo. Se forem assediados, maltratados ou se sentirem que precisam proteger sua família, qualquer cão ataca.

Para esta raça particular de cães, de fato, seria bom consultar um treinador especializado. Assim, ao tratar o Pitbull corretamente, você não terá problemas.

Na realidade, eles são muito brincalhões e frequentemente se comportam como crianças, mesmo sendo adultos.

Fonte: I Heart Dogs