Uma das primeiras coisas que se nota ao chegar ao Parque Botânico, em Araraquara, no interior de São Paulo, é um alerta. Esse comunicado possui a seguinte mensagem: “proibido a entrada de animais e bicicletas”. Sendo assim, diversos moradores da região estão pedindo a liberação de pets no Parque Botânico de Araraquara.

Entretanto, a liberação de animais já foi autorizada em shoppings e outros estabelecimentos comerciais da região. Isso ocorreu com a aprovação de uma lei há aproximadamente 90 dias em Araraquara. No entanto, essa liberação ainda não se estendeu aos parques públicos do município.

liberação de pets no Parque Botânico de Araraquara

Foto: FreePik

Vale salientar que a proibição de bichinhos de estimação não se limita ao Parque Botânico. A situação se repete no Parque Infantil, no centro de Araraquara, que também impede a entrada de pets. De acordo com reportagem do portal de notícias, A Cidade On, é possível encontrar pessoas desrespeitando a medida.

Vários moradores entendem a necessidade de criação de regras para a liberação de pets no Parque Botânico de Araraquara, bem como em outros espaços públicos. Afinal, essas normas serviriam para assegurar a segurança e a saúde das pessoas que usem esses ambientes. Além disso, muita gente acredita que o contato com os pets faz bem para o corpo e a mente.

Pedido de liberação de pets no Parque Botânico de Araraquara

Ainda conforme o site de notícias locais, uma solicitação para liberação de pets no Parque Botânico de Araraquara foi encaminhada para a Administração Municipal. O requerimento ainda exigia explicações sobre o embasamento legal para vedar a presença de animais no parque. Isso porque já existe leis em vigor na cidade sobre o tema.

liberação de pets no Parque Botânico de Araraquara

Foto: FreePik

A Prefeitura Municipal informou que a proibição do fluxo de animais domésticos no local acompanha normas administrativas específicas para o lugar. Apesar disso, as autoridades municipais se comprometeram em avaliar a mudança nas regras para utilização do espaço público. E ainda se colocou a disposição para debater o assunto com a sociedade civil.

Saiba mais sobre a cidade de Araraquara

É importante frisar que a cidade de Araraquara se localiza no interior do estado de São Paulo. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem cerca de 235 mil habilidades.

A densidade populacional gira em torno de 232,9 habitantes/km². Por isso, o município é o 35º mais populoso do estado. Com uma área territorial de 1.003,635 km², Araraquara se situa a 270 quilômetros da capital estadual.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Araraquara, considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é de 0,815, sendo o 14° maior do Brasil. Em 2007, foi a cidade brasileira melhor qualificada quanto ao Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, que usa critérios de renda, educação e saúde.