Desenvolvido pela jornalista Natália Alcantara, o livro-reportagem “Amor de Guia” abrange todo o universo que envolve os cães-guia através de relatos tocantes dos envolvidos no processo de capacitação, como os treinadores, as instituições que treinam os animais e os voluntários, aos deficientes visuais, que encontram nos cachorros uma porta para uma maior autonomia e auto-estima.

O livro também conta com informações pertinentes e muito valiosas, incluindo um guia de conduta que auxilia o público a lidar com os cães-guia, as leis que permitem  o acesso livre dos cães-guia em locais públicos e um breve relato sobre as escolas e instituições brasileiras que treinam os cães.

Amor de Guia. Foto: Divulgação

Amor de Guia. Foto: Divulgação

Em um país como Brasil, que possui 6,5 milhões de habitantes com baixa ou nenhuma visão, o conteúdo desse livro é de suma importância como ferramente de informação e de conscientização, abordando a realidade ainda inacessível dos cães-guia no nosso país.

São apenas 100 cães treinados e aptos para guiar um deficiente visual em solo brasileiro, um número que não corresponde nem de perto a alta demanda. Essa inacessibilidade se dá principalmente devido ao alto custo do treinamento por meio particular e das filas de espera nas instituições que realizam esse trabalho de maneira voluntária, com o apoio de empresas públicas ou privadas e de doações do público.

Trabalhos como esse jogam uma nova luz a um tema por vezes desconhecido pelo grande público. Através do conhecimento, o principal intuito do projeto é expor o quão especiais os cães são, como eles transformam a vida de seus tutores e como ainda estamos muito longe de conseguir suprir os tantos necessitados por essa companhia canina especializada.

Infelizmente, o livro ainda não foi publicado, porém o público poderá conferir o trabalho e conteúdo especificamente sobre o tema  através da página oficial do projeto no Facebook.

Além de explorar o livro, a página fala de uma maneira geral sobre o tópico.

Cedido pela autora para o Portal do Dog, você pode ler logo abaixo em primeira mão um trecho do capítulo 9, “Fada dos olhos”.

 

Caminho por quase vinte minutos e não percebo se já havia cruzado com o Edu e a Brida. Fico preocupada, ligo para ele. Na verdade, até nos encontrarmos devo ter ligado umas três ou quatro vezes. Achei que passaria por eles sem perceber. Até que com toda a paciência, Edu me tranquiliza ao dizer que dificilmente iria conseguir fazer isso. Afinal, quantos cegos com seus cães guia havia em Niterói àquela hora na praia? Todo mundo está trabalhando. Caímos na risada, e logo que desligo, nos encontramos.

 

Fada dos Olhos. Foto: Divulgação

Fada dos Olhos. Foto: Divulgação