Mastim Napolitano: Um cachorro poderoso e enorme!

Conheça um cachorro enorme, calmo e bom!

por Handreza Hayran — publicado 16 ago 2019 - 9:45

O Mastim Napolitano é um verdadeiro gigante! Mas não se deixe enganar pela sua aparência! O Mastim tende a ser um cão realmente calmo e bom, sendo assim, pode ser ótimo como animal de estimação.

Neste artigo, vamos te mostrar tudo o que precisa saber sobre essa raça, desde suas características físicas até comportamentais. Leia até o final e se surpreenda com este animal incrível!

A origem do cão Mastim Napolitano

O cão Mastim Napolitano tem a origem italiana, mas tem graus de parentesco com a raça tibetana. É considerado realmente velho, uma vez que os romanos o usavam em lutas de gladiadores e contra outros animais. Além disso, serviam de escoltas e guarda-costas de bandidos italianos.

Características físicas do Mastim Napolitano

Tamanho

O tamanho de um animal como este, em sua fase adulta, varia de:

  • Fêmea – Entre 60 e 68 cm;
  • Macho – Entre 65 e 75 cm.

Peso

Já o peso do Mastim tende a chegar:

  • Fêmea – Entre 50 e 60 kg;
  • Macho – Entre 60 e 70 kg.

Cor do pelo

Geralmente o pelo é cinza ou preto, mas também pode ser marrom, fulvo ou avermelhado. Assim, todas as cores podem ser tigradas.

Cor dos olhos

A íris é geralmente mais escura que a cor do pelo, mas exceto os que tem os pelos coloridos nos quais a íris é mais clara.

Descrição física do cão

napolitano

O Mastim Napolitano é um cão grande, com uma característica de pelo grosso, enrugado e, por vezes, parecendo um cetim. A cabeça se mostra volumosa, mas curta, com um crânio redondo e achatado entre as orelhas.

O focinho é reto, as bochechas são proeminentes, assim como os lábios que são pendurados. Os olhos ficam bem separados, porém a abertura das pálpebras é praticamente redonda.

As orelhas são pequenas em comparação com a corpulência do cão, de forma triangular, inserida no topo do arco zigomático. O corpo não é somente longo, mas possui um pescoço robusto com várias brânquias.

A personalidade do cão

Carinhoso

O Mastim Napolitano se mostra um cão muito carinhoso com os membros de sua família. Ele pode até pecar insistentemente ao pedir carícias, mimos e outras atenções.

Brincalhão

Apesar de ter pouca resistência, este cão gosta de qualquer tipo de brincadeira, especialmente com crianças. O filhote é ainda mais ativo e brincalhão.

Calado

Essa é uma raça extremamente tranquila, dorme muitas horas. Entretanto, independente disso, está sempre alerta a tudo que acontece ao seu redor.

Inteligente

Ele é muito inteligente ao analisar as circunstâncias em torno dele. Em pouco tempo pode julgar o perigo de uma situação e agir de acordo.

O Mastim Napolitano nunca será agressivo sem motivo e não tomará decisões precipitadas, mas refletirá previamente.

Caçador

Este cão não é um grande predador, embora você possa tentar caçar pequenas presas que ousam cruzar seu jardim.

Os cães dessa raça não hesitam em perseguir outros animaizinhos. Eles fazem isso não necessariamente para pegá-los, mas simplesmente para afastá-los de seu território de vigilância.

O comportamento do Mastim Napolitano

Neapolitan Mastiff

Adaptação à solidão

Sob a aparência de “durão” esconde-se um pequeno coração sensível que precisa do amor para ser feliz. Ele é tranquilo, no entanto, não pode suportar se sentir excluído de seu grupo social. Sendo assim, não será possível mantê-lo preso por muito tempo.

Se ele passar muito tempo sozinho, pode desenvolver sérios problemas comportamentais:

Obediente

Pode se tornar teimoso, por isso, essa raça não é a mais adequada para donos inexperientes.

Este cão, às vezes caprichoso, precisa de limites bem definidos desde quando filhote. Contudo, nessa fase, será muito mais manejável do que quando atingir o tamanho adulto.

Destruidor

Em caso de ficar entediado, ou não ter se exercitado o suficiente, o cão pode destruir tudo em seu caminho. Portanto, é muito importante que ele aprenda a se acalmar e liberar o que suas mandíbulas capturam para evitar engolir qualquer coisa.

Cão de guarda

Esta raça tem aptidão inata para a vigilância. Ele estará disposto a arriscar sua vida e se sacrificar pelas pessoas ao seu redor.

O Mastin sempre permanecerá em alerta, no entanto, é um cão de guarda dissuasivo. Ele será agressivo e só morderá se ele ou um de seus familiares for provocado.

O Mastim Napolitano como o primeiro cão da família

Neapolitan Mastiff

Seu temperamento, seu enorme tamanho e seus instintos exigem o cuidado de um proprietário experiente. Os novatos poderiam torna-lo um cachorro perigoso por não saber como educá-lo e socializá-lo.

Forma de vivência do Mastim Napolitano

Espaço

Contra todas as probabilidades, o Mastim Napolitano não requer grandes espaços, uma vez que dificilmente se exercita. Entretanto, é verdade que é um pouco desajeitado por causa de seu corpo grande. Sendo assim, não se recomenda a criação em um apartamento.

É preferível que o Mastim Napolitano viva em uma casa com um jardim onde possa liberar seus instintos. Em contrapartida, não deve ser deixado do lado de fora por muito tempo, especialmente em períodos de baixas temperaturas.

Necessidade de exercício

Este cão não precisa se exercitar muito, pois não é um grande atleta e se cansa facilmente.

Uma ou duas caminhadas diárias, ricas em estímulos, serão suficientes para responder às suas necessidades não só físicas, mas mentais, sociais e olfativas também. Os passeios devem ser tranquilos para preservar as frágeis articulações deste colosso.

Compatibilidade entre o Mastim Napolitano

Viver com gatos pode ser complicado. Isso porque, apesar de conhecê-los e de ter crescido com eles, o Mastim Napolitano tende a persegui-los.

Já com outros cães ele pode se mostrar temperamental, especialmente se os outros animais forem do mesmo sexo. Este animal geralmente impõe suas regras, portanto, é daí que os conflitos surgem.

Em se tratando de crianças, a raça é doce e adora brincar e passear. Contudo, dado seu tamanho imponente, é necessário monitorar as brincadeiras e não deixá-los sozinhos em nenhuma circunstância.

A higiene e o cuidado com o Mastim Napolitano

Manter este cão limpo não é complicado. Seu pêlo curto não requer muito trabalho, portanto, é preciso escová-lo apenas uma vez por semana.

Mas, atenção: é importante rever cuidadosamente as dobras da sua pele, pois é um “terreno fértil” para vários tipos de condições dermatológicas.

Seus olhos são frágeis, então, devem sempre ser verificados e limpos com frequência. Contudo, tome cuidado para não limpar em demasia e acabar prejudicando suas íris.

Alimentação do Mastim Napolitano

É necessário monitorar sua alimentação, especialmente durante o crescimento do filhote, pois um erro em sua dieta pode dificultar ou retardar o seu desenvolvimento adequado.

É aconselhável o alimentar com rações caseiras de carne crua, cereais e legumes frescos. As rações diárias variam de acordo com sua idade, seu peso e seu nível de atividade, uma vez que estes são fatores determinantes.

Devido ao seu tamanho, o ideal é alimentá-lo em dois estágios:

  • Uma refeição mais leve pela manhã;
  • Uma refeição mais abundante à noite.

Isso evitará a ingestão de muita comida ao mesmo tempo, além de não deixá-lo ansioso.

O Mastim Napolitano é um animal corpulento e protetor, mas também muito dócil com crianças. Você gostaria de ter um Mastim em sua casa?

A Dama e o Vagabundo: boa parte do elenco foi resgatada de abrigos

por Cristina Possamai — publicado 4 set 2019 - 9:45

A Dama e o Vagabundo Divulgação

Provavelmente, você já deve ter se emocionado com a história de amor canina da animação clássica A Dama e o Vagabundo. Portanto, há duas notícias boas para os fás ultimamente. A Disney está produzindo uma versão live-action (com cachorrinhos reais) e boa parte do elenco foi encontrada em abrigos para animais.

Vale salientar que o cãozinho que vai dar vida ao protagonista, o Vagabundo, foi salvo de um local bastante cruel.

 » Read more about: A Dama e o Vagabundo: boa parte do elenco foi resgatada de abrigos  »

Conheça as 12 melhores raças de cães para introvertidos

por Handreza Hayran — publicado 3 set 2019 - 9:45

Shiba inu

Se você está em busca de cães para introvertidos, você está no lugar certo! Confira nossa lista!

Em 1921 Carl Jung publicou um estudo sobre os tipos de personalidades. Então dentre eles estavam os introvertidos, descritos como pessoas quietas que preferiam se afastar de suas atividades diárias normais. Mas após a publicação outros pesquisadores começaram a seguir a mesma linha. Assim, as descrições à respeito dos introvertidos passaram a ser ainda mais radicais.

 » Read more about: Conheça as 12 melhores raças de cães para introvertidos  »

10 razões pelas quais o cachorro Chow Chow é um cão incomum

por Handreza Hayran — publicado 3 set 2019 - 9:45

chow chow

O Chow Chow é um cachorro bem incomum, mas eles ainda são populares, e possuem um grande número de amantes da raça. Sua aparência física é distinta e seu temperamento é muito diferente da maioria dos outros tipos de cães.

A raça existe há quase 3.000 anos. Embora a origem não seja conhecida, acredita-se que foi criado de um cruzamento. As raças dos possíveis antepassados eram: mastim romano e Spitz.

Os Chow Chows foram originalmente criados para ajudar no trabalho puxando trenós,

 » Read more about: 10 razões pelas quais o cachorro Chow Chow é um cão incomum  »

deixe seu comentário:
Siga o Portal do Dog
Últimas notícias

A Dama e o Vagabundo: boa parte do elenco foi resgatada de abrigos

por Cristina Possamai — publicado 4 set 2019 - 9:45

A Dama e o Vagabundo Divulgação

Provavelmente, você já deve ter se emocionado com a história de amor canina da animação clássica A Dama e o Vagabundo. Portanto, há duas notícias boas para os fás ultimamente. A Disney está produzindo uma versão live-action (com cachorrinhos reais) e boa parte do elenco foi encontrada em abrigos para animais.

Vale salientar que o cãozinho que vai dar vida ao protagonista, o Vagabundo, foi salvo de um local bastante cruel. Isso porque esse lugar tende a tirar a vida de alguns animais quando o ambiente está muito cheio. Ou ainda quando os pets ficam muito tempo por lá e não são adotados por novas famílias. Essa prática foi denunciada pela revista People recentemente.

Conheça Monte: um dos protagonistas de “A Dama e o Vagabundo”

O bichinho escolhido para dar vida ao novo Vagabundo conta com 24 meses de idade e tem traços da raça terrier. Ele foi encontrado pelo Centro de Serviços de Animais do Vale Mesilla, em Las Cruces, Novo México, e encaminhado para a HALO Animal Rescue, no Arizona.

Posteriormente, ele chamou a atenção de um dos responsáveis por encontrar o elenco canino e até ganhou um novo lar. Isso ocorreu porque Monte foi adotado por um dos treinadores de animais do longa. O novo tutor de Monte é um profissional de Hollywood chamado Mark Forbes.

De acordo com as anotações, Monte é extremamente amigável, cumprimenta carinhosamente à todos a sua volta e distribui beijos e adora receber carinho. Alem disso, ele sabe como se sentar e se porta muito bem com a coleira sempre que preciso.

Os responsáveis optaram por Monte como um dos protagonistas em um processo seletivo realizado em sigilo no abrigo. Os diretores do local sabiam que uma equipe estava buscando por um animal para uma produção de Hollywood, só que não sabiam necessariamente para o que.

Afinal, toda a produção foi efetuada em segredo absoluto e a procura contava com um perfil bastante especifico. Além disso, Monte não foi o único ator com quatro patas que foi achado em um dos abrigos.

Outros cães de A Dama e o Vagabundo também foram achados em abrigos

Como citado anteriormente, os abrigos não forneceram somente o novo Vagabundo para o filme live-action. Na apresentação do remake no decorrer do tradicional evento da Disney, a D23, foi divulgado que boa parte do elenco foi acolhida pela produção.

Yvette Nicole Brown, que interpreta a Tia Sarah no filme, relatou que se encantou tanto com um dos dublês que não conseguiu se despedir. Sendo assim, ela resolveu levar Harley para a sua casa após o encerramento das gravações.

Nova versão de A Dama e o Vagabundo

Segundo informações oficiais, A Dama e o Vagabundo está agendado para estrear no dia 12 de novembro. No entanto, o longa live-action não vai passar nos cinemas de todo o mundo. Porque o lançamento do filme se sucederá no novo serviço de streaming da Disney.

É importante lembrar que a animação original estreou em 1955 e é classificada como um dos principais clássicos da Disney até os dias de hoje. O enredo apresenta a história de uma cachorra rica que se afasta de casa e se depara com um vira-lata.

Os dois se conectam prontamente, enquanto o “Vagabundo” apresenta as delicias e os riscos da cidade na qual reside. Esse é o início dessa história de amor canina que faz sucesso há mais de seis décadas.

O lançamento da Disney+ está previsto para acontecer no dia 12 de novembro nos Estados Unidos com assinatura de 6,99 dólares por mês (cerca de 30 reais na cotação atual). Na América Latina, as produções da plataforma estarão disponíveis somente no segundo semestre do ano que vem, ainda sem uma data oficial.

Confira o trailer oficial da nova versão:

Conheça as 12 melhores raças de cães para introvertidos

por Handreza Hayran — publicado 3 set 2019 - 9:45

Shiba inu

Se você está em busca de cães para introvertidos, você está no lugar certo! Confira nossa lista!

Em 1921 Carl Jung publicou um estudo sobre os tipos de personalidades. Então dentre eles estavam os introvertidos, descritos como pessoas quietas que preferiam se afastar de suas atividades diárias normais. Mas após a publicação outros pesquisadores começaram a seguir a mesma linha. Assim, as descrições à respeito dos introvertidos passaram a ser ainda mais radicais. Assim eles foram descritos como excessivamente retraídos com relação à sociedade e ao mundo.

Entretanto ser introvertido não é um problema. De acordo com os embasamentos de Dale Carnegie:

Os extrovertidos fazem as coisas da maneira correta, os introvertidos as fazem de um modo diferente.

Mas as pessoas mais introspectivas também podem aproveitar muito a vida. E uma das melhores formas de fazer isso é vivendo ao lado de um cão!

Então se você possui um perfil mais introvertido que prefere ler um livro ou assistir um filme ao invés de ir à uma festa lotada, esse artigo é para você!

Cães para introvertidos

Você pode precisar de bastante tempo longe das pessoas para conseguir descansar. Mas ainda pode ficar bastante feliz na companhia de um cão.

Porém é preciso encontrar uma raça que se adapte ao seu estilo de vida para que vocês possam conviver e dividir os melhores momentos de suas vidas. Desta forma os introvertidos e seus amigos cães podem viver muito bem juntos.

Então saiba que existem muitas raças de cães que são adequadas para pessoas mais quietas. Esses cães são bastante amigos e leais. Além disso não são cães bagunceiros que saem por aí mexendo com todas as pessoas com as quais cruzam em um passeio.

Assim você não vai ser obrigado a conversar com várias pessoas durante uma caminhada com seu cão. Então seguem as 12 raças mais adequadas para pessoas introvertidas:

1. Basenji

Raças de cachorros mais quietas

Foto: Freepik

Essa raça, conhecida como “cães sem barba” é uma das mais independentes. Então os Basenjis não têm a necessidade de serem afagados o tempo todo. Dessa forma esse cão e seu tutor podem ter seus espaços respeitados mutuamente, mas ao mesmo tempo serem muito companheiros.

Além disso seu jeito tranquilo de ser bem como a sua aparência distinta faz deles um dos ótimos cães para os introvertidos. Ademais esses cães são muito higiênicos, sendo muito adequados para a vida em apartamento. Mas se você escolher ter esse cão, lembre-se de que apesar de calmo, ele precisa de bastante estímulo físico e mental para viver bem.

2. Galgo

galgo

Foto: Freepik

Os cães galgos são muito conhecidos por terem uma postura poderosa e elegante. Além disso são bastante conhecidos como sendo ótimos atletas. Mas apesar de ótimos corredores, eles apreciam muito ficar em casa com seus donos.

Então por serem cães dóceis, sensíveis e carinhosos, eles são muito felizes estando a penas na companhia dos tutores. Assim os Galgos podem ser os cães perfeitos para pessoas introvertidas.

3. Shiba Inu

cães para introvertidos

Foto: Freepik

O Shiba Inu é o cão que mais se assemelha à um gato. Portanto ele é bastante calmo e reservado, gostando muito de ficar em seu cantinho. Além disso ele não costuma dar confiança à pessoas desconhecidas. Por fim são demasiadamente inteligentes.

Então pode-se dizer que esse cão é a combinação perfeita de tudo o que um introvertido pode esperar de seu amigo canino!

4. Basset Hound

cães para introvertidos

Foto: Freepik

Se você é do tipo de pessoa que adora ficar em casa, um basset hound pode ser uma companhia maravilhosa. Esses cães são muito discretos, calmos e até mesmo bastante preguiçosos. Então eles não gostam muito de sair. E quando saem, logo querem voltar para casa.

Entretanto por serem muito fofos eles acabam chamando muito a atenção das pessoas quando vão para a rua. Portanto você pode ter que lidar com muita gente se aproximando para ver o cão.

5. Lébrel irlandês

lébrel irlandês

Foto: Freepik

Esses cães são bastante calmos e gentis com seus donos, mas também são bastante reservados. Então eles podem não ficar pedindo atenção o tempo todo, mas adoram deitar aos pés do tutor.

Além disso eles são o tipo de cachorro que prefere observar o que acontece ao redor ao invés de sair por aí correndo e latindo. Dessa forma os Lébreis irlandeses podem ser ótimos cães para introvertidos.

6. Norsk lundehund

Essa raça não é tão popular na América, sendo mais famosa na Europa por ser norueguesa. Mas esses cães apesar de terem bastante energia e serem muito rápidos, não costumam ser muito amigáveis com os desconhecidos. Esses cães são bastante leais à família, mas não saem por aí fazendo amigos tão facilmente.

Dessa forma se você for um introvertido que adora praticar atividades físicas ao ar livre, o Norsk lundehund pode ser o cachorro certo!

7. Skye terrier

Esse pequeno cãozinho doce, desajeitado e destemido podem ser a companhia ideal para um introvertido que goste de aventuras e esportes. Eles adoram se manter ativos.

Entretanto esses cães podem ser também bastante teimosos, precisando de treinamento constante. Então é preciso que o skye terrier tenha o tutor certo, que seja firme, equilibrado e ao mesmo tempo carinhoso.

8. Chihuahua

Deixar o cão com um amigo

Foto: Freepik

O Chihuahua é famoso por não gostar de pessoas estranhas. Então ele é o cão certo para os introvertidos que não querem sair por aí fazendo amigos.

Mas não se engane porque esse cão costuma ser bastante charmoso e divertido com seu tutor.

9. Pug

pug

Foto: Freepik

Se você for um introvertido com tendência à ser sociável, o pug pode ser o cão ideal. Então esses cães costumam se socializar muito bem, fazendo amigos e chamando bastante a atenção das pessoas. Mas ao final do dia precisam de algum tempo sozinhos para recuperar suas energias. Assim em alguns momentos tudo o que vocês dois vão querer será a companhia um do outro.

10. Maltês

Maltese Bichon

Foto: Freepik

O maltês é o clássico cão que adora ficar no colo do dono. Mas apesar do apego com o tutor, esse cão é do tipo que prefere ficar em casa quietinho. Assim esses podem ser os cães certos para introvertidos!

Entretanto é preciso lembrar que eles pode ser bastante resistentes ao treinamento. Então é preciso ter firmeza e paciência com eles.

11. Terra Nova

cachorros que mais babam

Foto: Freepik

Esse gigante é extremamente doce e paciente, se mostrando um ótimo amigo para seu tutor. Além disso eles não são muito ativos, precisando apenas de alguns pequenos passeios ou brincadeiras para se sentirem bem. Então esse grandalhão adora ficar em casa.

Assim se você for um introvertido carinhoso que busca por um cão muito companheiro, o Terra Nova pode ser o animal adequado para o seu estilo de vida. Juntos vocês poderão dividir ótimos momentos.

12. Vira latas também podem ser ótimos cães para introvertidos!

Entre os milhares de cães que estão em abrigos aguardando a adoção, com certeza existe um que pode se adequar ao seu estilo. Então se você optar por adotar um novo amigo, faça perguntas aos cuidadores do abrigo. Assim você pode escolher um cãozinho mais calmo e introspectivo.

Portanto seja qual for o seu perfil de introspecção, saiba que sempre haverá um cão ideal para você!

Dentre as centenas de raças existentes, há diversos perfis de cão. Mas o importante é selecionar os mais quietos e que gostam bastante de ficar em casa. Então esses cachorros mais calmos são os cães ideais para os introvertidos.