Não é a toa que o título de cachorro mais caro do mundo pertence à Hong Dong, da raça Mastim Tibetano. Ele foi vendido à um empresário chinês pela quantia de $ 1,6 milhões de dólares.

Hong Dong quebrou o recorde da própria raça, já que anterior a ele, Yangtze River Number Two, outro Mastim Tibetano, segurava o título, tendo sido vendido em 2009 por 628.000 de dólares.

Um dos motivos de serem absolutamente caros é que eles se tornaram raros, no Reino Unido são apenas 300 cães da raça Mastim Tibetano e apenas uma cria por ano.

Necessitam de um cuidado especializado, já que sua pelagem requer manutenção diária.

São cães leais cães de guarda e de preferência, seu dono deve ser alguém experiente, que possa oferecer bastante espaço e atenção. Não é um cão para a cidade.

Considerado um verdadeiro cão chinês, a tradição indica que ter um mastim tibetano, principalmente os de pelo vermelho, cor da sorte na cultura chinesa, garante saúde e prosperidade ao dono, uma moda que se espalhou também nas elites chinesas emergentes.

Segundo o site G1, cães da raça Mastim Tibetano são vendidos na cidade de Baoding, província de Hebei, ao sul de Pequim. Interessados de todos o país viajam para adquirir os cães, inclusive da região do Himalaia. Infelizmente, muitos cães não sobrevivem à viagem. Confira as fotos:

 

(Foto: Ed Jones/AFP)

 

(Foto: Ed Jones/AFP)

 

(Foto: Ed Jones/AFP)

 

Mastim Tibetano

 

Leia mais sobre a raça Mastim Tibetano AQUI.