O Mastim Tibetano era considerada símbolo de status na China e agora está sofrendo as consequências de ter sido uma “raça da moda”.

Em março de 2014, um empresário pagou 12 milhões de yuans (cerca de 4,6 milhões de reais) por um Mastim Tibetano, que foi considerado o valor mais alto pago por um cachorro.

 

Modelo com o mastim tibetano mais caro (esqueda), que foi vendido por 4,6 milhões. E outro cão (direita) vendido por 2,3 milhões. (Foto: Reprodução / Daily Mail UK)

Modelo com o mastim tibetano mais caro (esqueda), que foi vendido por 4,6 milhões. E outro cão (direita) vendido por 2,3 milhões. (Foto: Reprodução / Daily Mail UK)

 

Mas agora os mastins tibetanos saíram de moda e estão sendo descartados como objetos. E a verdade pode ser ainda pior, alguns estão sendo vendidos como carne.

No começo deste ano, um grupo de ativistas resgatou 21 cães dessa raça que estavam sendo levados para um matadouro, onde seriam vendidos para restaurantes. Mais 150 cachorros estavam com eles.

 

Cachorros da raça que foram resgatados por um grupo de ativistas. (Foto: Reprodução / New York Times)

Cachorros da raça Mastim Tibetano. (Foto: Reprodução / New York Times)

 

Os motivos para a desvalorização e abandono do Mastim Tibetano são vários. De acordo com o New York Times e Daily Mail, a crise financeira seria uma das razões.

Além disso, eles apontam a campanha anticorrupção no país. Porque antes, os empresários davam esses “cães de luxo” para conseguir benefícios políticos, mas isso não é mais possível.

E um terceiro motivo é apontado: as pessoas perceberam que é um cachorro enorme para viver na cidade grande. Inclusive, existe uma nova lei que proíbe ter cachorros com mais de 50 quilos em algumas cidades.

 

Fontes: New York Times e Daily Mail