O grupo de proteção animal Four Paws foi responsável por revelar a barbaridade que acontece nas rinhas de urso marrrom. Apesar dos ursos marrons serem protegidos por lei na Ucrânia, estima-se que haja em torno de 15 a 20 rinhas no país.

Dentro da floresta perto de Vinnytsia, Ucrânia, ursos são amarrados com correntes a uma árvore, com a possibilidade de se mover em apenas um direção, sendo os organizadores responsáveis por controlar o movimento do animal.

Um porta voz do grupo Four Paws afirmou que os ursos recebem um tratamento de choque fora do concurso. Pegos de zoológicos, circos ou da selva, são geralmente roubados de suas mães ainda filhotes, vivendo em gaiolas por toda sua vida, saindo só para treinar e serem atacados por cães de caça, recebendo pouca alimentação, água e cuidados básicos, e para completar, tendo suas garras arrancadas para que, durante as rinhas, se encontrem fracos e se tornem uma presa ainda mais vulnerável.

Na rinha, cães de caça são encorajados a atacar o urso, que indefeso, em pânico e exausto até o limite, começa a babar. A “competição” cruel pode durar literalmente horas.

No vídeo compartilhado pela Four Paws, descobrimos que a empresa francesa Royal Canin é a patrocinadora do “evento”, com sua marca estampada em troféus e cartazes.

Em um comunicado oficial no site da Royal Canin, a empresa se mostra mortificada em ter sua marca associada a tamanha atrocidade e garante que está investigando o caso e que a partir de agora trabalhará especificamente para garantir o bem estar dos ursos e cães envolvidos nas rinhas. (ler o comunicado em inglês da Royal Canin na íntegra AQUI)

Felizmente, a Four Paws informou que a Royal Canin irá patrocinar a criação de um santuário e o projeto da Four Paws que visa salvar os ursos e cães deste trágico destino.

Dr. Amil Khalil, diretor do projeto e chefe nas negociações da Four Paws, declarou:

 

Estou satisfeito que agora  fomos capazes de nos sentar com a Royal Canin para discutir soluções concretas. Nós recebemos com boa vontade o fato da Royal Canin assumir a responsabilidade. Mas é claro que as palavras não são suficientes – agora precisamos ver ações

 

Veja o vídeo

(O vídeo contém cenas fortes)

 

Apesar da Royal Canin já estar tomando providências, é absolutamente inconcebível que uma marca global como esssa esteja envolvida com esse tipo de eventos.