Os cientistas encontraram o nano-camaleão que é indiscutivelmente o menor réptil do mundo. O comprimento do macho, descoberto por cientistas, era de apenas 13,5 milímetros. Antes, a Brookesia micra era considerado o menor camaleão do mundo – mas agora tem concorrente.

Uma equipe de cientistas alemães descobriu o menor camaleão do mundo – Brookesia nana ou “nano-camaleão” na ilha de Madagascar.

Os pesquisadores conseguiram encontrar alguns desses répteis – um macho e uma fêmea.

Tamanho do nano-camaleão

réptil nano-camaleão

A fêmea tem um comprimento de corpo de apenas 19 mm ou 29 mm incluindo a cauda. Os machos eram ainda menores – apenas 13,5 mm de comprimento ou 22 mm com cauda.

Anteriormente, o menor camaleão era a espécie Brookesia micra.

“Esperávamos que Brookesia nana fosse uma espécie nova, devido ao seu pequeno tamanho, diferenças claras em relação à Brookesia micra e com base em sua distribuição nas montanhas Sorata, cerca de 1300 m acima do nível do mar. Estudos genéticos confirmaram nossas suposições”, disse Frank Glow, especialista do Zoological State Collection Munich.

Os cientistas descobriram um fato interessante: os machos, apesar do pequeno tamanho do corpo, tinham genitais “surpreendentemente grandes”.

menor réptil do mundo nano-camaleão

Os órgãos genitais representam quase 20 por cento do tamanho total do corpo dos indivíduos, o que a equipe acredita ser necessário para acasalar com fêmeas maiores.

Por que esses camaleões em particular são tão pequenos permanece um mistério, disse a equipe. Este poderia ser um exemplo do “efeito ilha”, em que animais deixados em pequenas ilhas tendem a desenvolver tamanhos de corpo menores. Os cientistas planejam continuar pesquisando esses animais interessantes.