O olfato canino há muito é aproveitado por humanos e em muitos casos, literalmente pode significar a diferença entre vida e morte para os que dependem do sentido canino.

Há registros de cães trabalhando exclusivamente para detectar os mais diversos odores, desde diabetes, câncer à odor de bombas escondidas em zonas de guerra.

Acrescentando mais um odor a longa lista que os cães de serviço estão sendo trabalhados para detectar e avisar, amendoim entra para o auxílio de pessoas que possuem alergias graves.

Depois de ver um documentário sobre cães de serviço sendo treinados no Canadá para detectar o odor de amendoim, Yasmine Tornblad, especialista em TI, não pensou duas vezes e entrou em contato com a Medical Detection Dogs para saber se seria possível treinar um cão para auxiliá-la.

Yasmine possui uma grave e possivelmente letal alergia à amendoim. Ela pode entrar em choque anafilático simplesmente ao sentir o cheiro de amendoim.

Depois de um ano de treinamento pela Medical Detection Dogs e de adaptação a uma vida nova, Nano, um cão de serviço de quatro anos da raça Poodle, se tornou um companheiro inseparável e indispensável para sua dona.

Eles estão juntos em todos os lugares e ele está sempre alerta para avisá-la. Em viagens, depois que Yasmine limpa o quarto do hotel para eliminar vestígios de amendoim, ele entra logo após no quarto para fazer uma vistoria. Por trabalhar com computadores, Nano também está alerta para checar se os novos computadores que chegam têm amendoim.

Através do trabalho da Medical Detection Dogs, mais de 30 cães já foram unidos com donos com problemas similares.

 

Yasmine Tornblad e Nano. Foto: Reprodução

 

Informações: Daily Mail UK