Se seu cão precisa cortar alguns quilos, reabilitar uma lesão, ou apenas gosta de se molhar, a natação para cães é uma das atividades de exercício mais altamente recomendadas por veterinários, treinadores e fisioterapeutas caninos.

Piscinas para cães estão surgindo em todos os lugares. Muitas oferecem aulas supervisionadas de natação para cães e outros programas para ajudar a manter seu amigo de quatro patas em ótima forma.

Agora que o verão está chegando ao fim, você pode pensar que a temporada de natação acabou, mas não é assim! Veja como aproveitar ao máximo as aulas de natação de cães, independentemente da época.

Qual cão está apto para aulas de natação?

cachorro nadando

Praticamente qualquer cão pode se beneficiar de sessões de natação guiadas com um profissional. A natação é um ótimo exercício porque todos os principais grupos musculares se exercitam. Além disso, é livre de impacto. Isso é ótimo se o seu cão sofre de joelhos ruins, displasia da anca ou artrite.

Na verdade, apenas 15 minutos de natação é o equivalente a uma caminhada de três quilômetros!

Aulas de natação para o cão é uma ótima maneira de se certificar de que seu cão está recebendo o exercício de que necessita.

E se meu cachorro não sabe nadar?

Algumas raças como labradores e poodles são naturais totais na água. Muitas vezes, não importa que tipo de cão é, eles são hesitantes e temerosos quando se trata de entrar na água pela primeira vez. Muitos grupos de cães oferecem aulas introdutórias para ajudar o cão. Assim, eles ficam à vontade na água, independentemente da sua raça.

Não posso ensinar meu cachorro a nadar?

golden-retriever-nadando

Ensinar seu cão a nadar é possível. Mas há muitas armadilhas que um treinador profissional de natação de cães sabe como superar.

Por exemplo, se não forem ensinados ou monitorados adequadamente durante a fase de aprendizado, os cães podem facilmente ter problemas na água. Ter um profissional ensinando ao seu cão as maneiras certas de remar, mergulhar e flutuar irá mitigar qualquer risco de afogamento.

Da mesma forma, se você tem uma piscina em casa, provavelmente foi construída para as pessoas. A menos que seu cão seja do tamanho humano, sua piscina não oferecerá um lugar para o cão na água. Piscinas de cães em centros aquáticos caninos são construídas tendo os cães em mente.

Outros corpos naturais de água também não são ideais. Marés oceânicas e correntes podem ser perigosas para novos cães nadadores e pode estar muito frio. Lagoas e lagos, dependendo de onde você mora, também são habitats para muitos animais que podem não ser tão amigáveis ​​com o seu cachorro.

Além do mais, você mesmo ensinar seu cão a nadar requer algum investimento em equipamentos de segurança. Em aulas de natação de cães, as piscinas para cães fornecerão coisas como coletes salva-vidas, brinquedos flutuantes e outros equipamentos de treinamento.

E se meu cachorro tiver uma lesão ou dor crônica?

dog nadando

Hidroterapia para cães, é o método preferido de reabilitação de seu cão após uma lesão, cirurgia ou para ajudar a tratar problemas de dor crônica, como artrite e displasia da anca.

Como a natação é de muito baixo impacto, a reabilitação na água para cães pode ajudar a fortalecer os músculos dos cães sem correr o risco de se machucar.

Natação também ajuda a melhorar a amplitude de movimento. A maioria das piscinas terapêuticas para cães são mantidos a uma temperatura constante. O fluxo e a temperatura da água podem ajudar a aliviar dores nas articulações, tendões e músculos.

Quais são outros benefícios das aulas de natação para cães?

natação para cães

Se o seu cão não se dá muito bem com os outros, uma aula individual de natação é uma ótima solução para fornecer ao seu cão o exercício que ele precisa, sem a preocupação de que ele entre em confronto com outro cão.

Alivia a hiperatividade

Cães hiperativos estão constantemente tentando queimar energia, e às vezes isso pode ser destrutivo em casa. As aulas de natação para cães são uma ótima maneira de liberar toda essa energia. Ela deixa o cachorro mais relaxado para interagir mais facilmente com você e sua família.

Perda de peso

A natação é uma ferramenta fantástica para perda de peso e gerenciamento. Assim como o resto de nós, às vezes os cães precisam de um treinador profissional que conheça as maneiras mais saudáveis ​​de colocá-los em forma.

Acalma os músculos

Se o seu cão já for um atleta, as aulas de natação para cães podem ajudar a acalmar músculos e articulações. Assim, a aula de natação irá ajudá-lo a se manter em forma para os seus desportos competitivos.

A piscina está na temperatura perfeita para os cães

Ao contrário de nadar em uma piscina de quintal, lago ou oceano, piscinas de cães são climatizadas e muitas vezes equipados com decks à prova de derrapagem. Isso significa que o seu cão não vai escorregar e não corre o risco de hipotermia na água.