Desastres naturais como secas e enchentes afetam não só os seres humanos, mas também os animais, que ainda têm o agravante de não conseguirem se virar sem a nossa ajuda.

No final de janeiro, o Rio Juruá, localizado no interior do Acre, chegou ao seu pior nível de cheia da história. A enchente acabou trazendo bastante prejuízo e afetou diretamente mais de 8 mil famílias, que foram atingidas pelas águas do manancial.

O cão estava sozinho em uma situação de risco. (Foto: Reprodução / G1 / PM-AC)

Mais de 550 famílias tiveram que ser retiradas de suas casas e algumas dessas foram levadas para abrigos montados em Cruzeiro do Sul.

A Polícia Militar foi de grande ajuda neste momento difícil, inclusive fazendo resgates. Entre os salvamentos feitos pela PM está o resgate de um pequeno cachorro que foi encontrado sozinho em uma situação de muito risco, nadando em uma área alagada.

“Desde o início nós temos prestado serviços durante a cheia e aí na terça (dia 31 de janeiro) foi encontrado esse cachorro nessa situação de perigo. Os policiais que estavam lá atenderam de prontidão a ocorrência, até porque se trata de uma vida”, afirmou o major Lázaro Moura, comandante da Polícia Militar em Cruzeiro do Sul.

Os Policiais Militares prontamente fizeram o resgate e salvaram a vida do animal. (Foto: Reprodução / G1 / PM-AC)

O cão estava com uma corrente presa em seu pescoço, o que acabou ajudando no resgate.

“Essa situação de cheia atinge, não só os seres humanos, mas os animais também que moram nesses locais e muitas vezes os donos não conseguem os resgatar, e é aí que nosso trabalho começa”, explicou o major.

No mesmo dia em que foi encontrado, o animal foi entregue ao seu tutor.

Fonte: G1