Na manhã da última sexta-feira, dia 24 de novembro, um cachorro muito esperto acabou com a festa de 13 detentos do Centro de Recuperação Regional de Cametá (CRRCAM), no Pará.

Bethoveen não é um cão policial, porém, por pertencer a uma mulher que mora ao lado do presídio, ele passa muito tempo dentro do CRRCAM, onde é alimentado pelos agentes penitenciários e, por ser muito esperto, acaba ajudando na segurança do local.

O cãozinho Bethoveen não é treinado, mas foi esperto o suficiente para perceber que algo estranho estava acontecendo e alertar a todos. (Foto: Reprodução / G1 / Susipe)

O túnel encontrado pelo cachorro é prova de sua esperteza, pois ninguém tinha conhecimento do que alguns presos estavam armando no interior da penitenciária até Bethoveen dar o alerta.

De acordo com informações da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), o túnel tinha cerca de seis metros de comprimento por um metro de largura e ficava em uma área do presídio em que estão os presos considerados perigosos.

O cachorro percebeu uma movimentação estranha no chão do lado de fora do prédio e começou a latir. Foi só aí que os policiais perceberam que algo grave estava acontecendo no local.

O túnel feito pelos presidiários tinha cerca de seis metros de comprimento por um metro de largura. (Foto: Reprodução / G1 / Susipe)

No momento em que os policiais receberam o alerta sobre o túnel, 13 detentos se encontravam dentro da escavação, já tentando perfurar o concreto para chegarem na rua. Graças ao cão, a fuga foi interrompida e os presidiários envolvidos foram transferidos para outras casas de detenção.

Uma sindicância será aberta para investigar a tentativa de fuga.

Fonte: G1