O Akita Inu, também chamado só de Akita, é um cão muito famoso. Na verdade, sua fama ficou mais evidente após o filme “Sempre ao seu lado”, estralado por Richard Gere e um cão da raça. Mas o Akita é perigoso?

Sem dúvida, a partir daí as pessoas começaram a querer ter um cãozinho fiel desses em casa. Com isso, foram surgindo diversas dúvidas. Uma delas é sobre o comportamento da raça.

Que tal saber se o Akita é um cão perigoso ou não? Descubra mais sobre o comportamento desse cão.

História da raça Akita Inu

Akita

Foto: Pixabay

Para que você possa entender um pouco sobre o comportamento da raça Akita, é importante que você conheça um pouquinho sobre a origem desses cães. Veja só!

De fato, eles foram criados com o intuito de que fossem caçadores de veados e de ursos no Japão. Sendo assim, a vontade que a raça sente de se exercitar tanto físico quanto mentalmente vem já em sua genética de caçador.

No Japão o Akita é visto, além de caçador, como um exímio cão de guarda. Também pudera! Sua resistência, força e coragem fazem dele um grande protetor.

O Akita é perigoso?

Assim como qualquer outro cão, seja ele de raça ou não, o Akita oferece perigo. Afinal, não temos como ler a mente desses animais.

Um cão age por instinto. Desta forma, quando ele se sentir extremamente ameaçado, e como agravante ter sido criado em um ambiente hostil, é possível que ele ataque.

No entanto, isso não faz do Akita um cão extremamente perigoso, ou mesmo perigoso. Mas sim, faz dele um cão normal, como qualquer outro.

Sem dúvida, seu comportamento precisa ser avaliado de acordo com uma série de fatores. Dentre eles é o grau de relação entre o Akita e as pessoas, a maneira como ele foi criado e, além disso, se foi adestrado ou não.

Comportamento da raça no geral

Em geral, o comportamento do Akita é territorialista. Desta maneira, pode não ser muito indicado para crianças ou para famílias que já possuem outros animais de estimação.

O Akita gosta de ser o animal central da casa. Por isso, dividir a atenção do seu dono com outro cão, por exemplo, pode ser um grande problema a ele.

Akita com outros animais

Akita com outros animais

Foto: Pixabay

Como já foi citado, pode não ser muito apropriado adotar ou adquirir um Akita quando já há outros animais na casa por conta de sua territorialidade. No entanto, há mais!

De fato, a raça tem um instinto caçador. Assim sendo, ele pode não ser uma boa companhia a animais pequenos, uma vez que corre o risco do Akita querer colocar as suas habilidades de caça, que diga-se de passagem são muito bem desenvolvidas, a prova.

Além disso, os Akitas preferem a solidão. Então, não pense que o seu cão está se sentindo muito sozinho. Na verdade, ele pode até estar gostando, e muito da ideia.

A raça com estranhos

Uma das habilidades precisas para a caça é a observação. Sem dúvida, o Akita sabe usá-la muito bem, por isso é muito provável que ele faça isso com os estranhos em sua casa.

O cão irá observar de longe, com muito cuidado e desconfiança. Sobretudo, ele estará pronto para qualquer passo em falso que o estranho dar, afinal o Akita tem uma família a qual deve proteger.

É claro que para quem não está acostumado com a raça, poderá parecer que o cachorro estará totalmente fora do que está acontecendo. No entanto, é uma grande jogada da raça fingir que não dá importância a algo, para poder flagrar a ação errada e interceder.

Além disso, não se preocupe se o Akita ficar de longe, sem chegar muito perto. Principalmente os machos. A raça não é muito sociável. A fêmea, que é a mais acessível, pode apenas permitir uma leve aproximação.

O Akita é perigoso com os amigos do dono?

De fato, com aquele em que há um convívio mais contínuo, o Akita pode demonstrar até certa simpatia e tranquilidade. Mas, ainda assim o seu cão continuará vigiando cada passo que for dado dentro de sua casa.

O Akita é perigoso com invasores?

Sem dúvida, o instinto de proteção do seu Akita falará mais alto caso alguém tente invadir a casa de vocês. O cão entende que necessita proteger o lar de qualquer um que apresente uma ameaça.

É provável que em um primeiro momento ele rosne, lata e caminhe em volta a fim de alertar o estranho para não se mover mais. Contudo, caso o invasor faça pouco caso do cão, é possível que haja um ataque.

Claro que com um bom treinamento é possível que ele aprenda o que fazer nesse tipo de situação. Por isso o adestramento é tão importante para o cão.

A raça com crianças

O Akita não é um cão muito indicado para crianças. Afinal, esse cão não gosta de ser incomodado e prefere a paz e o sossego que uma criança podem não trazer.

A importância do adestramento para a raça

Akita

Foto: Pixabay

Caso você tenha assistido ao filme “Para sempre ao seu lado”, você deve ter percebido que uma das características do Akita é a de não aceitar ordens facilmente. Na verdade, a raça aceita ser liderada por apenas uma pessoa, o seu dono.

O adestramento pode melhorar esse aspecto em seu cão. Não duvide caso ele tente desafiar as ordens, isso é típico de um cão de coragem como ele.

Outro ponto que pode ser muito importante com relação ao adestramento é a questão da convivência. Através dos ensinamentos de um adestrador, o seu cão poderá ser mais sociável, bem como mais calmo.

A raça tende a ser violenta sem um treinamento específico, especialmente com estranhos. Desta maneira, o adestramento do Akita se faz inegavelmente crucial.

Você terá um cão fiel pela vida toda

Akita

Foto: Pixabay

O Akita não chega a ser um cão perigoso, caso seja educado de maneira correta. Além disso, caso você escolha ter um desses, é necessário saber que ele lhe recompensará com muita atenção, amor e proteção.

De fato, a raça adora demonstrar toda a sua fidelidade ao dono. Em razão disso que eles tendem a não atender comandos de outras pessoas. Sem dúvida, a fidelidade é muito importante à raça.

Considere que o cão possui um comportamento mais reservado, e não perigoso. Ele pode ser um ótimo cão de guarda caso você dê uma chance a ele.

Porém, já sabe! Se você tem outros animais de estimação em sua casa, é melhor repensar a sua ideia de ter um Akita. Tenha em mente que, assim como qualquer outro cão, ele precisará de atenção cuidado e carinho para crescer de forma saudável.