Chaser era conhecida como o  cachorro mais inteligente do mundo. A Border Collie brincalhona, que residia na Carolina do Sul, sabia o nome de mais de mil itens, como brinquedos e bolas de pelúcia. Após um treinamento cuidadoso de seu diligente proprietário, Chaser desenvolveu a maior memória testada de qualquer animal.

Onde tudo começou?

Chaser nasceu em uma fazenda na cidade de Pauline em 28 de abril de 2004. Com apenas 8 semanas de idade, ela se juntou à família Pilley, embarcando em uma jornada que mudaria toda a sua vidas.

Border collie

A imagem não é a do cachorro mencionado no texto.
Foto: Freepik

John Pilley, foi um psicólogo que lecionou por décadas no Wofford College, na Carolina do Sul. Ele havia se ausentado do ensino na época em que o cachorro mais inteligente se juntou à família. Mas o homem voltou ao papel de educador com seu novo animal de estimação.

Depois de ler sobre um cão alemão chamado Rico, que foi treinado para reconhecer 200 itens, Pilley se perguntou se poderia treinar Chaser para fazer o mesmo ou mais.

Treinamento do cachorro mais inteligente

Usando uma técnica de treinamento de cães desenvolvida por ele, John Pilley começou a trabalhar com a Chaser diariamente. Ele mostrava um brinquedo para ela, repetia seu nome quarenta vezes, escondia e dizia para ela encontrá-lo. Entretanto, ele continuava a dizer seu nome enquanto ela olhava.

Border collie

A imagem não é do cachorro mencionado no texto.
Foto: Freepik

Dentro de três anos, Chaser desenvolveu um vocabulário com o nome de:

  • 800 animais de pelúcia;
  • 116 bolas;
  • 26 frisbees;
  • E muitos itens de plástico.

Em 2013, John Pilley publicou um estudo onde mostrou que o cachorro mais inteligente do mundo, compreendia diversas frases. Contudo, essas frases continuam complemento preposicional, verbo e objeto direto.

Seu objetivo era ensinar a linguagem e os conceitos humanos. Tendo o foco na linguagem, em vez de nos comportamentos, Chaser desenvolveu um processo criativo e fez suas próprias escolhas.

A “afinidade da linguagem” de Chaser se estendia além de seus brinquedos. Ela até aprendeu os nomes de todos os outros cães em sua vizinhança.

Border collie

A imagem não é do cachorro mencionado no texto.
Foto: Freepik

Enquanto a família tagarelava os nomes dos animais de estimação, Chaser rosnava para certos nomes. No entanto, para outros, ela abanava o rabo.

De acordo com Pilley, brincar é um instinto inato para o cão e a expressão desse comportamento levava alegria infinita para Chaser.

Essa brincadeira não apenas fortalecia o vínculo, mas também aumentava sua confiança. A Chaser era um excelente exemplo de que, quando o aprendizado é divertido, as portas se abrem.

Morte de John Pilley

John Pilley foi diagnosticado no final de abril de 2018 com leucemia, falecendo em julho de 2018. Ele teria completado 90 anos em 1º de julho. John foi um cientista que conduziu pesquisas em cognição canina e professor emérito de Psicologia no Wofford College. Se aposentou de Wofford College em 1995, mas permaneceu ativo nas atividades do campus.

Sua vida era na sala de aula. Ele envolvia seus alunos em experiências práticas e compartilhava com a comunidade, de fato, com o mundo, sua inesquecível capacidade de se conectar com pessoas e animais. E fazia isso, especialmente, com sua amada Border Collie.

Após sua morte, os cuidados de Chaser ficaram a cargo de sua esposa e de suas duas filhas.

Fama e reconhecimento

O Dr. John Pilley publicou em 2014 o livro “Cheser: Desvendando o gênio do cão que conhece mil palavras”. Na obra, ele compartilha a história de como trabalhou com o cachorro mais inteligente para expandir sua compreensão da linguagem.

Além do livro, Pilley e Chaser participaram de vários programas de TV, nacionais e internacionais. Ambos conseguiram, assim, capturar os corações dos amantes de cães em todo mundo.

Morte de Chaser

A incrível Border Collie, Chaser, faleceu em 23 de julho de 2019. A família relatou que a cadela estava em casa, envolta por toda família. Foi em paz, sem dor, de causas naturais.

Chaser foi enterrada no quintal da família Pilley, ao lado das cinzas de seu amado dono John.

Legado do tutor do cachorro mais inteligente

A família Pilley está ativamente dando continuidade ao legado da Chaser com seu segundo livro, bem como uma série de livros infantis. A memória das realizações de Chaser e Pilley está sendo imortalizada no centro de Spartanburg, sua cidade natal.

Esta ação está sendo liderada pelo Projeto Animal Hub City, com a instalação de um bronze de Chaser do lado de fora do Museu das Crianças na primavera de 2020. Pegadas de Pilley tiradas de um molde de suas patas, será bronzeado ao lado dela.

O cachorro mais inteligente do mundo já deixa saudades, assim como seu maravilhoso dono. John mostrou a todos que o cão é sim o melhor amigo do homem, mas também capaz de aprender muito mais que simples truques!