Provavelmente, você gastou um bom tempo imaginando o que seu cachorro está pensando ou sentindo, e isso inclui em relação a você. Ele reconhece as diferenças entre você? Ou ele acha que você é apenas outro amigo, como os que ele encontra no parque dos cães?

Se você já se perguntou “o meu cachorro acha que eu sou um cachorro?” Ou se ele entende as diferenças entre humanos e caninos, hoje é seu dia de sorte. Leia para saber mais sobre como os cães veem seus humanos e se eles podem reconhecer as diferenças entre os amigos de duas pernas e os de quatro patas.

Cães podem “farejar” outros cães apenas pelo cheiro deles

cachorro

Então, a resposta curta para a pergunta “meu cachorro acha que eu sou um cachorro?” Não! E isso é principalmente por causa de como você cheira.

Os cães têm os mesmos sentidos que os humanos, mas seu olfato é muito melhor. Os seres humanos têm cerca de seis milhões de receptores olfativos no nariz (os receptores que permitem que você cheire). Enquanto os cães têm até 300 milhões, fazendo com que seu olfato seja entre 10.000 e 100.000 vezes melhor do que um ser humano comum.

Os cães também têm um segundo sistema olfativo, chamado de órgão de Jacobson, que lhes permite processar muito mais informações através do olfato do que os humanos, incluindo as espécies com as quais eles estão interagindo.

Você conhece o hábito do seu cão de cheirar a traseira de outros cães? Não é apenas uma maneira de dizer “olá” para o cão. O que eles estão realmente fazendo é farejando informações. Há uma tonelada de informações que seu cão pode obter apenas do cheiro de outro cão. Isso inclui a idade do cachorro, sexo, saúde, prontidão sexual e se são ou não um cachorro.

Seu cão pode dizer instantaneamente se está interagindo com outro cão ou com um ser humano apenas pelo cheiro.  Então, quando seu cão sente seu cheiro, ele sabe que está lidando com um humano.

Cães podem reconhecer outros cães pela visão

cachorro

Os cães não só podem identificar outros caninos pelo cheiro, mas também podem reconhecê-los pela visão.

Em um estudo, pesquisadores da Universidade de Paris testaram a capacidade de cães de diferenciar entre imagens de cães e imagens de animais não-cães. Eles descobriram que todos os nove cães conseguiram separar as imagens de cães de não cães.

Então, em outras palavras, quando o seu cão olha para o cachorro do seu melhor amigo, mesmo que seja maior, menor ou parece completamente diferente do que eles, eles vêem outro canino. Quando eles olham para você? Não.

Seu cão sabe que você não é um cachorro. Mas isso não significa que eles não o considerem familiar

cachorro e o dono

Seu cão sabe que você não é da mesma espécie que ele. Mas só porque o seu cão pode reconhecer que você não é um canino não significa que eles não o considerem da sua família!

Um estudo da Universidade de Viena, Áustria, teve como objetivo explorar se os cães exibiam “efeito de base seguro”. Efeito base seguro (que é comumente exibido em relacionamentos pai/filho humanos) é quando o filho (ou, neste caso, o cão) usa o pai como uma base segura ao explorar ou interagir com um ambiente.

Pesquisadores introduziram cães em um brinquedo interativo com um tratamento escondido em três circunstâncias diferentes:

  • Uma em que o dono do cachorro estava completamente ausente
  • Uma em que o dono do cachorro ficava em silêncio
  • Outra em que o dono do cachorro estava encorajando ativamente o cachorro

Os pesquisadores descobriram que os cães estavam muito mais motivados a brincar com o brinquedo e a encontrar quando os donos estavam presentes. A presença de seu dono tornou-os mais confortáveis ​​para explorar seu ambiente.

Isso implica que o efeito de base seguro que existe entre pais e filhos também existe entre os cães e seus donos.

Comportamento do cão

cachorro

Não há como saber exatamente o que um cão está pensando ou sentindo. Mas quando se trata da pergunta “meu cachorro pensa que sou um cachorro?”, Todos os sinais apontam claramente para não.

Os seres humanos e os cães têm um cheiro diferente, parecem diferentes e se comportam de maneira diferente.  Então, quando seu cão está interagindo com você, ele está recebendo o sinal de que você é um humano.

Mas, novamente, só porque o seu cão reconhece que você não é um cão não significa que ele não se identifique com você ou tenha um vínculo forte.

O comportamento dos cães com o dono do cachorro claramente imita o comportamento das crianças com seus pais. Então, no final do dia, não importa para o seu animal de estimação se você estiver andando com duas pernas ou quatro. O que importa é que você é quem os alimenta, brinca com eles e os ama todos os dias!