Depois do programa de televisão mundialmente aclamado “O encantador de cães” e de uma crise pessoal, o especialista em comportamento canino Cesar Millan decidiu seguir novos rumos em sua vida profissional.

No programa “O Melhor amigo do cão”(Leader of the Pack, título original em inglês), Cesar viaja para o seu novo centro de psicologia canina em Miraflores, Espanha, e lá irá reabilitar cães abandonados que seriam considerados impossíveis de serem adotados, ajudando-os a achar um novo lar com a família certa.

Cada episódio, três candidatos participam do processo de escolha do dono mais apropriado para aquele cão em particular. Os passos do processo são desenvolvidos baseados nas dificuldades que o animal poderia ter com a família, dando as ferramentas de como corrigir alguns comportamentos e levando em consideração quais possíveis donos demonstram o maior avanço. Ao final do processo, que dura dois dias, Cesar é o responsável por determinar qual família irá adotar o cão e se tornar o líder do bando.

Cesar Millan explica mais sobre o conceito do programa:

 

O melhor amigo do cão” tem uma missão…evitar a morte de tantos cães inocentes. Meu objetivo com este espetáculo é despertar o mundo para quantos cães são sacrificados em um ano, como são mortos e como o mundo realmente trata o que chamamos de melhor amigo do homem. Ao reconhecer o que realmente está acontecendo ao redor do mundo, nós podemos salvar a vida de milhões de cães, respeitando o seu amor.

 

O programa conscientiza sobre as dificuldades do processo de adoção: o resgate, a reabilitação e o desafio de achar o melhor lar possível para o animal.

O que Cesar mostra é que todo cão pode ser resgatado e que há um lar especial para cada um. O foco continua  na responsabilidade do dono em garantir uma convivência saudável e de internalizar os mandamentos de um líder do bando.

Ao embarcar na viagem que Cesar propõe, continuamos aprendendo sobre o universo canino, mas dessa vez a situação de abandono e a importância da adoção se tornam peças fundamentais e são a base do programa.

Não deixe de assistir ao programa “O melhor amigo do cão” no canal Nat Geo.

 

Cesar Millan em seu novo programa “O melhor amigo do cão”. Foto: Reprodução