Com o objetivo de identificar e combater os casos de maus-tratos a animais em Manaus, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) deflagrou a operação “Beethoven II” no dia 24 de março.

Durante a realização da operação, seis endereços, localizados nas zonas Centro, Centro-Sul, Leste e Norte, foram fiscalizados e em quatro deles foram encontradas irregularidades quanto aos animais como falta de alimentação e higiene e precariedade nas condições de moradia.

“Na fiscalização são observados as condições físicas dos animais, local de criação, alimentação, água, vacinação e cuidados veterinários, também é levada em conta a quantidade de animais, conforme a legislação municipal”, explicou o delegado responsável.

Durante a operação foram encontrados animais em estado de abandono, sem alimentação e nem água. (Foto: Reprodução / A Crítica / Divulgação)

De acordo com a Lei Municipal 1530 de 26 de setembro de 2011, no artigo 17, não serão permitidos, em residência particular, a criação, o alojamento e a manutenção de mais de 10 cães ou gatos, no total, com idade superior a 90 (noventa) dias.

Entre os casos encontrados os mais graves foram o da Zona Norte, onde 17 cães viviam no quintal de uma casa, sem a menor higiene e em ambiente impróprio, e o da Zona Centro-Sul, onde cerca de 40 animais estavam vivendo em um espaço inadequado.

Durante a operação “Beethoven II” também foram encontrados dois cachorros de porte médio vivendo sem alimentação e água, em um estado de abandono.

A operação notificou quatro pessoas por maus-tratos. Os proprietários dos locais onde foram verificadas as irregularidades foram levados para a delegacia e irão responder criminalmente em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de maus-tratos.

Fonte: A Crítica