Existem dezenas de raças de cachorros mais inteligentes. Em geral, qualquer cão que tenha bom desempenho pode ser considerado um cão muito inteligente.

O que torna um cão inteligente?

Existem diferenças de opinião quanto aos sinais de inteligência em cães. Você poderia argumentar que os cães mais espertos são os mais teimosos, o que pode dificultar o treinamento.

Esses cães podem treinar seus humanos mais do que os humanos poderiam treiná-los.

No entanto, a maioria das pessoas acha que os cães mais espertos são aprendizes rápidos e, portanto, mais fáceis de treinar quando estão devidamente motivados.

Cães inteligentes são capazes de aprender mais palavras que o cão comum e, por sua vez, realizam mais ações sob comando.

caes

Os cães mais espertos geralmente prestam muita atenção ao ambiente que os rodeia e captam com facilidade os sinais sutis.

Assim, muitos podem entender a diferença entre objetos e ações. Além disso, alguns podem até identificar seus brinquedos pelo nome!

Os cães mais inteligentes são, muitas vezes, raças de cães de alta energia e trabalhadoras. Talvez esses cães aprendam tão rapidamente porque são altamente motivados a se apresentar, não apenas por causa de seu poder cerebral.

Convivendo com cães inteligentes

Uma raça não é a única determinação de inteligência em um cão. Existem muitos cães mestiços altamente inteligentes.

Há também muitos cães que são mais ou menos inteligentes do que a reputação da raça sugere.

Muitas vezes, a inteligência de um cão é revelada pela maneira como você interage com esse cão.

Os cães aprendem melhor quando estão motivados para obter uma recompensa ou precisam usar o excesso de energia.

A melhor maneira de cultivar a inteligência do seu cão é manter seu cão envolvido. Junte-se ao seu cão, faça exercícios frequentes, treine regularmente, jogue jogos divertidos e permita que o seu cão participe de atividades divertidas.

Se você tem uma das raças de cães mais inteligentes ou espera conseguir um dia, esteja ciente de que precisará fazer um grande esforço para cuidar adequadamente do seu cão.

Todos os cães têm necessidades, mas as raças de cães mais inteligentes normalmente precisam de mais exercício, atenção e treinamento para mantê-las mental e fisicamente estimuladas.

Pense em cães brilhantes como crianças superdotadas na escola: eles ficam entediados se não forem desafiados.

A maioria dos cães mais inteligentes realmente se beneficia de um tipo de trabalho ou de um esporte para cães. Se você tem um cachorro inteligente, mantenha seu cão ocupado e evite o tédio.

1. Border Collie

border collie

Border Collie – Foto: Pixabay

O border collie é talvez o mais inteligente de todos os cães. Se a maioria dos cães tem a inteligência da média de dois anos de idade, então um border collie pode ser tão inteligente quanto uma criança de quatro anos de idade.

Extremamente enérgico, atlético e dirigido, parece que o border collie está sempre pronto para aprender algo novo (muito parecido com o pastor australiano).

Na verdade, se você não mantiver essa raça em constante movimento, aprendendo e trabalhando, ela encontrará seu próprio caminho para se manter ocupado.

Os border collies podem realizar praticamente qualquer trabalho que você possa oferecer. No entanto, eles amam o trabalho que os mantém em movimento e usam seus cérebros ao mesmo tempo.

O border collie é o super astro do mundo canino. Esta raça se destaca em quase tudo, incluindo esportes.

2. Pastor Australiano

pastor-australiano

Uma das raças de cães mais inteligentes do mundo, o pastor australiano é brilhante, ativo e amigável.

Sua origem como um cão pastor fez desta raça um trabalhador diligente que deseja atividade física e desafios mentais.

O australiano aprenderá muito mais rápido do que o esperado e estará rapidamente pronto para mudar para algo novo.

Os australianos precisam ser mantidos ocupados com o trabalho ou ficam entediados e frustrados.

3. Poodle

Cão-da-Raça-Poodle-5

Apesar de sua aparência extravagante ou mesmo “certinha”, o poodle é um cão altamente inteligente.

Brinquedo, miniatura ou de tamanho padrão, essa raça é dotada de um dos melhores poderes cerebrais caninos.

O poodle originou-se como um cão de caça e continuou a ser um trabalhador diligente e fiel companheiro.

Poodles são frequentemente vistos como animais de performance, especialmente os menores.

Você pode ensinar um poodle a se equilibrar em uma bola, pular em um arco ou fazer uma grande variedade de outras ações.

4. Boiadeiro Australiano

boiadeiro australiano

O cão boiadeiro é uma raça de cão extremamente focada e dirigida que forma um vínculo estreito com seu dono.

O cão foi criado para criar gado, então a raça vive para trabalhar. Como a maioria dos cães inteligentes, ele é mais feliz com um trabalho a fazer.

Trate bem o seu boiadeiro australiano e vocês dois serão amigos por toda a vida. Esses cães adoram ficar perto de seus donos e garantir que tudo esteja correndo bem.

Como a maioria dos cachorros mais inteligentes, eles são muito bons em ler as pessoas.

5. Pastor Alemão

cães inteligentes

O pastor alemão é muito esperto. Esta raça protetora, leal, tem tanta energia e inteligência que às vezes age de maneira nervosa ou ansiosa.

O pastor alemão prospera quando recebe um trabalho importante a fazer. Pode ser algo tão simples como “supervisionar e proteger” as crianças que dão um senso de propósito a essa raça.

No entanto, o ele precisa de muita estimulação mental e exercício para prosperar.

Muitos deles encontram seu chamado trabalhando com operações policiais ou militares.

Eles podem aprender a maioria das ações em apenas alguns passos. Uma vez treinados, eles farão o que você pedir e depois procurarão a próxima tarefa a ser executada.

6. Pastor-de-Shetland

Pastor de Shetland

O cão pastor de Shetland é mais esperto do que você imagina à primeira vista. Às vezes, a raça é mal interpretada como indiferente.

O Sheltie às vezes é calmo e gracioso, outras vezes é enérgico e brincalhão. Independente e sensato, a raça está sempre observando seu ambiente e esperando por um sinal seu. Esta raça é muito boa em ler as pessoas.

Suas raízes de cão pastor tornam a raça muito motivada e responsiva ao ambiente. Shelties formam laços estreitos com seus donos e são extremamente receptivos ao treinamento. Por isso é considerado um dos cachorros mais inteligentes.

7. Papillon

papillon

Não se deixe enganar pelo quadro delicado do papillon. Ele é mais do que um cachorro de colo. Pois na verdade, o papillon é uma das mais inteligentes de todas as raças.

Esta raça é amigável, alerta e ativa. Pode aconchegar-se no seu colo um pouco, mas em pouco tempo o papillon estará procurando algo interessante para fazer.

Como muitos cães pequenos, o papillon tem um pouco de teimosia. No entanto, se você puder fazer o treinamento valer a pena (encontre as recompensas que ele mais gosta), então ele aprenderá rapidamente.

Ensine a esse cachorrinho fofo uma variedade de truques divertidos e você impressionará seus amigos.

8. Rottweiler

Rottweiler

O Rottweiler é um daqueles cães que realmente sabe ler as pessoas, muitas vezes mostrando um lado diferente de sua personalidade baseado em quanto a pessoa é confiável.

Além disso, o Rottweiler tem um lado afetuoso e brincalhão mostrado a membros da família de confiança. Esses cães não têm dificuldade em dizer o que realmente pensam sobre você e o que você está tentando fazer.

Uma vez que você esteja no círculo íntimo do Rottweiler, você pode formar um relacionamento profundo.

Eles podem ser treinados com bastante facilidade, já que é um dos cachorros mais inteligentes.

Além disso, os Rottweilers podem aprender a realizar muitas ações e sempre ficarão de olho no meio ambiente para garantir que todos estejam seguros.

9. Jack Russell Terrier

jack-russell-terrier-long

O Jack Russell terrier às vezes não aparece na lista de raças de cachorros mais inteligentes. Talvez seja porque esse cachorrinho esperto se move rápido demais para ser notado por alguns.

O Jack Russell é um cão destemido e cheio de energia, com uma inteligência afiada e muita teimosia.

Por causa de sua energia e inteligência, essas raças se destacam em esportes de cães como agilidade e caça.

Seu desejo de continuar em movimento pode tornar o treinamento desafiador no começo, mas gratificante, uma vez que você perceba o desempenho desses cães.

10. Golden Retriever

golden

O golden retriever está entre as raças de cachorros mais inteligentes e populares do mundo e um dos cães mais amigáveis ​​do mundo.

Assim, sua inteligência e amor pelas pessoas fazem desta raça uma das melhores para o trabalho como cão de serviço.

Ela também se destaca em todos os tipos de esportes de cães. Além disso, a raça é um excelente companheiro para quase qualquer tipo de família.