Nossos cães estão sintonizados com todos os nossos movimentos. Esse é um dos aspectos surpreendentes do vínculo entre cão e homem: na verdade, evoluímos para responder um ao outro. Leia para mais detalhes sobre como seu cão sabe quando você está bebendo e por que é importante.

Os cães são sensíveis ao comportamento humano, linguagem corporal e emoções. Mas os cães sentem o que sentimos?

Os cientistas discordam sobre se os cães têm ou não empatia. Empatia é a experiência de entender a condição de outra pessoa (e até mesmo suas emoções) de sua perspectiva.

De acordo com um artigo na Psychology Today, os cães adultos têm uma mente semelhante à de uma criança humana, com aproximadamente as mesmas habilidades mentais, vocabulário e inteligência emocional.

As crianças não são capazes de empatia, então é possível que os cães também não sejam. Tendo ou não empatia, não há dúvida de que os cães reagem aos estados emocionais dos seres humanos. Sendo assim, eles sabem quando você está diferente. Veja porque!

Seu cachorro sabe quando você está bêbado porque:

1. Você cheira engraçado

cachorro

Não é um grande segredo que os cães tenham um olfato muito melhor do que nós. Na verdade, algumas fontes dizem que a parte do cérebro do cão dedicada a analisar cheiros é cerca de 40 vezes maior do que a nossa. Não é de admirar que eles sejam tão bons em cheirar tudo.

Alguns cães são capazes de detectar o câncer ou descobrir quando alguém está grávida com base no cheiro de seus hormônios em mudança.

Com habilidades como essa, não é de admirar que os cães consigam sentir o menor cheiro de bebida em você. A maneira como você cheira é a maior oferta que você tem bebido. Cães podem facilmente pegar o álcool em sua respiração ou vindo de seus poros. (Droga, você simplesmente não pode esconder nada deles!)

Então, sim, seu cão pode dizer que você cheira diferente do habitual, mesmo depois de apenas uma bebida. Eles podem até te evitar um pouco, porque mesmo que você não consuma muito, seu “perfil de perfume” pode parecer errado para eles.

Por outro lado, se você costuma tomar um copo de vinho no final do dia? Seu cão provavelmente se adaptou a esse cheiro, então eles não se preocuparão com isso. Só se for muito mais forte do que o normal.

2. Você está agindo estranho

cães são capazes

Além de seu perfume, seu animal de estimação responde à sua linguagem corporal. Se você está bêbado, você pode agir e se mover de forma diferente, e seu cão vai notar.

Sua voz pode ficar algumas oitavas mais altas. Você pode estar gastando muito tempo olhando na geladeira ou tentando encontrar seu telefone. Você pode estar rindo muito mais do que o habitual.

Se você está batendo em cadeiras ou tropeçando ao redor da casa, sua falta de equilíbrio pode afetar seu filhote. Se você está com sono extra (o que pode acontecer depois de algumas bebidas!), o seu cão também pode sentir que algo estranho está acontecendo.

3. Você é delicado

cachorro

Nosso comportamento muda quando estamos sob influência também. Muitos de nós ficam menos inibidos depois de bebere isso pode incluir a maneira como agimos em relação ao nosso cão.

Por exemplo, seu animal de estimação definitivamente vai notar quando você animadamente persegui-los pela casa, tentando dar-lhes grandes abraços. Eles podem até tentar se afastar de você se isso parecer esmagador e não fizer parte de suas interações habituais.

Se possível, tente minimizar quaisquer movimentos erráticos e comportamento em torno de seu cão. Você não quer confundi-los ou fazê-los sentir-se inseguros ou assustados.

4. Os cães são capazes de notar mudanças na rotina

Assim como os humanos, os cães são criaturas de hábitos. Se a sua ressaca te levar a dormir, seu cão pode não se importar, mas eles também podem ficar ansiosos para sair. Eles podem estar esperando na porta com a coleira na boca enquanto você está tentando bloquear o sol que flui através de sua janela.

Cães não devem beber álcool, nunca!

cachorro bebendo

Tenha cuidado ao deixar bebidas alcoólicas abertas em volta do seu filhote. Eles podem ser tentados a experimentá-los, especialmente se cheiram ou parecem interessantes.

O álcool definitivamente não é bom para os cães em qualquer situação. É prejudicial à sua saúde e difícil em seus corpos. Seja responsável e mantenha seus contêineres longe.

Seu cão não está te julgando por ficar bêbado, mas eles são afetados por como isso muda seu comportamento. Como um ótimo pai/mãe de estimação, é importante entender o impacto que sua noite alegre pode ter em seu amigo de quatro patas.