Provavelmente, você já ouviu falar que o mês de outubro é destinado para campanhas de prevenção ao câncer de mama das doenças em todo o Brasil. Todavia, a capital de Santa Catarina aproveitou a época de conscientização para promover o Outubro Patinhas Rosas.

Ou seja, um movimento para alertar a população da ocorrência de enfermidades nos animais de estimação. Bem como da necessidade de realizar exames de prevenção e da castração. A campanha Outubro Patinhas Rosas foi idealizada pela empresária Rozane Tunes e ganhou destaque na mídia catarinense.

O evento chegou a sua quinta edição com a presença de uma das principais referências no segmento. O doutor Andrigo Barboza de Nardi, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutorado em Cirurgia Veterinária com ênfase em oncologia.

Outubro Patinhas Rosas: ação para prevenção ao câncer em animais em SC

Foto: FreePik

No dia 9 de outubro, ele realizou uma palestra gratuita sobre “Tumores Mamários em Cadelas e Gatas: dicas práticas de prevenção e novidades no tratamento”, na cidade de Florianópolis (SC). A conversa foi aberta para o público em geral, além dos alunos e profissionais do segmento.

O evento teve entrada social com a doação de um quilo de ração para cão ou gato. Os produtos arrecadados serão repassados ao Instituto é o Bicho. Além da palestra com especialista, o Outubro Patinha Rosas também contou com uma conversa sobre nutrição, distribuição de brindes, sorteio de camas pets da campanha, exposição de produtos e demonstração de comportamento canino.

Programação do Outubro Patinhas Rosas

De acordo com reportagem publicada no site NSC Total, a campanha realizou a tradicional benção dos animais, no Itacorubi. As atividades do Outubro Patinhas Rosas se estenderam ao “Floripa em Movimento”, da Prefeitura de Florianópolis, no dia 6 de outubro; e o “Pinknique” Outubro Rosa, no dia 20 de outubro, uma iniciativa da AMUCC (Associação da Mulher Catarinense Portadora de Câncer).

Em todos os locais, ocorreu a distribuição de conteúdo informativo sobre o bem estar animal e petiscos para os pets. O movimento está aumentando anualmente e já se transformou em algo nacional. Isso porque a atividade foi abraçada por muitos influenciadores e embaixadores da caixa animal.

O Outubro Patinhas Rosas é considerado o evento mais relevante de seu segmento em questão de abrangência de público. A campanha de 2019 ainda recebeu o apoio de inúmeras celebridades espalhados em todo o território nacional. Por isso, o intuito destes apoiadores foi divulgar a iniciativa para o seu respectivo público nas redes sociais.

Outubro Patinhas Rosas: ação para prevenção ao câncer em animais em SC

Foto: FreePik

Ainda conforme a matéria do NSC Total, é possível destacar o envolvimento os animais de estimação de Anitta, Celso Zucatelli, Carla Dias, Bruna Lombardi, Augustin Fernandes, Glória Pires. Além disso, a estrelinha canina Vida, da novela Poliana, também aderiu ao movimento. Nesta edição, a ação de conscientização também foi abraçada pela Abrovet (Associação Brasileira de Oncologia Veterinária).