O pesquisador da USP e engenheiro têxtil, Renato Lobo, atento ao pelo e possível matéria prima desperdiçada em pet shops com o grooming regular de tantos cães, teve a iniciativa de transformar o pelo do Poodle em tecido.

A partir de testes e pesquisas que começaram há 6 anos, eles descobriram que o pelo do Poodle é o mais similar ao da lã de carneiro, principalmente em termos de alongamento, absorção de líquido, isolamento térmico e tingibilidade.

Diferentes tecidos já foram desenvolvidos e, até agora, apenas o pelo de cães da raça poodle foram testados, apesar de haver planos de posteriormente testar o pelo de outras raças.

O projeto, que tem como nome Caniche (Poodle em francês), é único no mundo e tem como uma das maiores dificuldades o preconceito do público.

Utilizar o pelo do cachorro com o que sobre no pet shop é maneira totalmente não invasiva para o animal, já que a tosa continuaria sendo performada normalmente, e ainda diminuiria a quantidade de material que vai para o lixo e que potencialmente poderia ajudar humanos e outas espécies.

 

Foto: Renato Nogueirol Lobo

Foto: Renato Nogueirol Lobo

 

Confira o vídeo abaixo de quando projeto participou da FEBRACE 2008.

 

 

Fonte: Cruesp