Uma corrida para colocar papais, mamães e seus pets para correr em um dia bem divertido. A Pet Run 2019 foi promovida por um famoso shopping Center na cidade de São José, na Grande Florianópolis. De acordo com informações institucionais, o evento reuniu cerca de 330 competidores nas provas realizadas durante uma manhã.

A quarta edição contou com uma corrida com quatro categorias e uma caminhada. O objetivo foi estimular a pratica de exercícios físicos tanto para os cachorrinhos quanto para os seus cuidados. Considerado tradicional na região, a corrida canina uniu centenas de animais em todas as edições.

A pessoa que está habituada a correr com seu amiguinho de quatro patas pôde aproveitar uma das modalidades. As divisões da corrida foram as seguintes:

  • Elite – pessoas com experiência em corridas pet;
  • Fun – pessoas focadas apenas em diversão e na conclusão da prova;
  • Kids – crianças até 12 anos de idade ao lado de seus bichinhos;
  • Adaptados – pessoas com cães que sofreram algum problema físico.

Ao todo, o circuito de corrida possuiu 3 quilômetros de muita diversão e atividade física. Agora, se o cãozinho prefere uma caminhadinha mais leve, a Pet Run também abriu espaço. Neste caso, o cuidador poderia participar de um trajeto de 2 km ao lado de seu pet. Ou seja, aqueles primeiros passos para melhorar a qualidade de vida do humano e seu doguinho.

Vale salientar que a Pet Run 2019 somente aceitou a participação dos animais junto com seus cuidadores. Essa tendência deve se repetir no evento do próximo ano.

Saiba mais sobre o Pet Run 2019

De fato, a Pet Run 2019 não se limita a corrida e a caminhada entre humanos e cães. As pessoas que estiveram no local também puderam acompanhar outros eventos, bem como a 4ª Feira Pet Floripa com mais de 20 expositores; CãoCursos, um concurso de cães nas categorias Cão Mais Parecido com o Dono, Cão Mais Fashion e Maior e Menor Cão; feira de adoção e um show de adestramento.

Foto: Divulgação / Site Oficial Pet Run

Além disso, a edição deste ano abrangeu vários estandes com produtos destinados aos cachorros. Os participantes puderam conhecer itens voltados para alimentação, medicação, lazer, higiene, entre outros. O palco exibiu ainda shows de adestramento, agility, beleza e muito mais. Os pets também puderam brincar à tarde em um espaço especial.

De acordo com informações dos organizadores, a Pet Run 2019 recebeu a visita de cerca de seis mil pessoas com seus companheiros de quatro patas. O evento aconteceu no mês de maio junto ao Shopping Itaguaçu, em São José.

A expectativa é que a corrida para os cães e seus pais e mães seja realizada novamente em 2020.

Benefícios da corrida para dono e seu animal

Segundo pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), fazer atividades físicas e correr com o cão proporciona diversos benefícios. Essas vantagens servem tanto para o dono quanto para o seu bichinho de estimação. Todavia, o ser humano necessita tomar alguns cuidados antes de iniciar essa pratica esportiva.

Assim como a pessoa, o animal também precisa ser submetido a alguns exames para descobrir se não tem algum problema de saúde. Essa avaliação clínica é indispensável para ter a liberação de um médico ou veterinário para correr sem medo.

Afinal, a corrida atua como um elemento que combate o estresse, auxilia na manutenção da saúde, e libera a energia acumulada da dupla. Além disso, o exercício em conjunto também gera uma aproximação gigantesca entre o animal e seu dono. Por isso, os eventos como a Pet Run 2019 são considerados satisfatórios para todos os participantes.

Vale frisar que antes do exercício o bichinho necessita ser alimentado com ração de qualidade. Ao longo do trajeto, é essencial fornecer um pouco de água. Afinal, você também tem o costume de levar uma garrafinha para se hidratar durante o exercício, não é?

Para os cachorros com algum treinamento, o exercício pode ter até 5 km no máximo. Todavia, a corrida não deve se limitar a 30 minutos. Mas se o seu parceirinho é iniciante, o ideal é iniciar somente com uma caminhada mais intensa. Gradativamente, a caminhada pode ser intercalada com corrida em pequenas distâncias. Esse aumento deve ser aos poucos.

Raças de cachorros aptas para corridas

Caso você não saiba, há algumas raças de cachorros mais adaptadas a corrida. Portanto, é recomendado encontrar um cão que tenha condicionamento para lhe acompanhar no cooper ou na corrida. Isso porque é importante que você possa ter um animal que esteja apto a lhe acompanhar nas atividades do dia a dia.

Segundo estudo da USP, há raças que possuem mais preparo físico, são mais ativas e se sentem bem ao correr ao lado de seus donos. É possível indicar o border collie (extremamente ativo), golden retriever, labrador e pastor alemão. Afinal, o rendimento canino é muito influenciado pela raça e a idade do bichinho.

Além disso, o cidadão não deve cometer o erro de forçar o seu cãozinho de pequeno porte. Esses bichinhos são ótimos para fazer companhia, tais como lhasa apso, shi tsu e chiuaua. Todavia, isso não significa que esses cachorros não devem realizar exercícios físicos e atividades ao ar livre. Só que não são ideais para a corrida. A dica? Aquele bom passeio.