O melão é uma fruta deliciosa que combina perfeitamente sabor e nutrição, pois possui grande valor nutricional para a saúde humana. É por esse motivo que não é incomum as pessoas que vivem com cães se perguntarem: podemos dar um melão para cachorro?

Nos últimos anos, mais e mais pessoas se conscientizaram dos benefícios de uma dieta mais natural e mais fresca para seus cães. Assim, como resultado, muitos até mudaram de uma ração industrial para uma dieta rica em alimentos frescos.

Além disso, muitas frutas e vegetais que os cães podem comer oferecem muitos nutrientes essenciais para fortalecer o sistema imunológico e promover a digestão de nossos cães.

Mas os cães podem comer melão? Neste artigo, falaremos sobre as propriedades e benefícios do melão para cachorro e como oferecer essa fruta para que não cause danos.

Podemos dar melão para cachorro?

A resposta é SIM! Existem muitos benefícios do melão para cachorro em todas as fases do desenvolvimento do animal. No entanto, é muito importante tomar certas precauções ao oferecer esta fruta aos animais para evitar efeitos adversos à saúde.

Nesse sentido, é essencial entender que os cães precisam consumir uma boa dose de proteína diariamente.

Embora o cão seja considerado onívoro por causa do processo de domesticação e possa, portanto, comer uma variedade de alimentos, a carne e o peixe ainda são a melhor proteína para os cães.

Também é importante ter em mente que todas as frutas, incluindo o melão, têm um alto teor de um tipo de açúcar natural chamado frutose. Ele é convertido em moléculas de glicose no final do processo digestivo.

Como resultado, o consumo excessivo de frutas e vegetais ricos em frutose, amido e outros açúcares naturais pode levar a um rápido ganho de peso em cães, promovendo os sintomas da obesidade.

Além disso, o melão e a melancia têm um teor considerável de fibras; portanto, o consumo excessivo pode causar problemas digestivos no cão, como diarreia e acúmulo de gás no trato gastrointestinal.

Portanto, é essencial consultar um veterinário antes de introduzir qualquer novo alimento na dieta do cão para garantir um consumo seguro e benéfico.

Somente um profissional treinado será capaz de determinar a dose e a frequência de consumo mais adequadas. Isso será com base no tamanho, idade, peso e saúde do seu cão.

Os cães podem comer melancia?

cachorro comendo melancia

Foto: Freepik

Sim, os cães podem comer todas as versões de melão, incluindo a melancia. Isso porque, em geral, todos os tipos de melão oferecem os mesmos benefícios.

O que realmente importa é saber como dar essa fruta para evitar problemas digestivos.

Para saber se um cão pode comer melão, é essencial observar a composição nutricional dessa fruta. É muito mais fácil reconhecer os benefícios do melão para o seu cão e as precauções a serem tomadas para introduzi-lo em sua dieta.

Benefícios do melão

O melão é rico em vitamina C ou ácido ascórbico, um dos antioxidantes naturais mais poderosos, capaz de combater a ação dos radicais livres e envelhecimento celular.

Além disso, a vitamina C é um nutriente essencial para o desenvolvimento e fortalecimento adequado do sistema imunológico. Ela ajuda a prevenir várias doenças comuns em cães. Portanto, o consumo moderado e regular de melão pode ser muito positivo para filhotes em crescimento.

No entanto, os benefícios do melão para cães mais velhos também são muito relevantes. Pois podem contribuir para a prevenção dos sintomas do envelhecimento e uma melhor absorção de nutrientes de sua dieta. Assim, evita a perda de massa muscular que dificulta a mobilidade e resistência física.

melão para cachorro

Foto: Pixabay

Além disso, o melão é uma fruta com alto teor de água. Isso ajuda a manter os cães bem hidratados (especialmente durante o verão). Mas também evita vários distúrbios resultantes de um suprimento insuficiente de líquido, como infecções das vias urinária.

A água contida em frutas como melão e melancia também tem um efeito diurético e purificador. Ela ajuda a eliminar toxinas e manter um metabolismo equilibrado.

A combinação do efeito purificador com antioxidantes naturais, vitaminas e carotenoides faz do melão um alimento saudável para a saúde da pele e dos pelos de cães. Desse modo, você irá evitar desidratação e problemas de pele, como alergias de pele.

Por fim, é importante observar que o melão fornece uma boa quantidade de fibras. Esse é um componente que ajuda a manter um trânsito intestinal ativo e estável, evitando desconforto estomacal e constipação em cães.

Como dar melão para cachorro?

Agora que você sabe que os cães podem comer melão, provavelmente você está se perguntando qual é a melhor maneira de oferecer essa fruta ao seu cão.

Antes de dar melão para cachorro, é essencial remover as sementes e a pele da melancia. Isso porque as duas partes da fruta são mais difíceis de digerir do que a carne.

Portanto, se você está se perguntando se a pele do melão é boa para cães, a resposta é que, em pequenas quantidades, ela não é prejudicial. Mas é melhor para o seu cão evitar comê-la. Quanto à carne, recomendamos que você a corte mais facilmente.

Se você der melão para cachorro pela primeira vez, ofereça uma pequena porção. Em seguida,  veja como ele se sente e se comporta dentro de 12 horas após a ingestão.

Quantidade de melão para cachorro

A quantidade de melão que um cão pode consumir depende de seu tamanho, peso e saúde. No entanto, geralmente é recomendável não consumir mais de 4 ou 5 porções por dia. Se você decidir misturar melão com outras frutas, reduza essa quantidade para evitar que seu cão consuma muito açúcar ao mesmo tempo.

Uma ótima maneira de incorporar o melão na dieta do seu cão é usar essa fruta como um reforço positivo em sua educação para estimular seu aprendizado. Sempre que seu cão se comportar de maneira positiva, você pode oferecer a ele um pedaço de melão para recompensá-lo e incentivá-lo a continuar aprendendo.

Além de oferecer o melão como recompensa, você pode usá-lo no clima quente para evitar a desidratação.