Tudo sobre o Chow Chow captura a imaginação, desde a sua magnífica aparência de leão à sua história longa e célebre, mas nada chama a atenção como a sua língua. A língua azul do Chow Chow o diferencia de quase todas as outras raças de cães. Mas por que os Chows têm línguas azuis?

Características do Chow Chow

Apesar de sua singularidade, a língua azul de Chow Chow pode não ser a primeira coisa que você reconhece sobre esse cão. Na primeira vez você pode ser atraído pela sua linda juba que envolve seu rosto.

Eles são resistentes com uma grande cabeça quadrada. Eles geralmente têm algumas variações de cor como douradas vermelhas, mas não é incomum ver um Chow Chow marrom escuro ou de cor creme. Seus olhos são profundamente fixos e têm uma cauda encaracolada de comprimento médio que geralmente se ajusta para cima.

Apesar de robusto, o Chow Chow é bastante ágil. Eles eram conhecidos como “cães de guerra”. Isso pode parecer incongruente devido a aparência de seu ursinho de pelúcia que possuem. Mas eles podem ser cães muito pacíficos e gentis. Talvez devido à sua criação antiga, eles também são muito leais. Isso significa que eles podem ser cautelosos com estranhos e às vezes super protetores de seus donos se perceberem uma ameaça.

chow chow

Eles são a base de algumas esculturas de pedra e estátuas que podem ser vistas em diferentes templos budistas, bem como fora da Cidade Proibida. Essas estátuas são conhecidas como leões guardiões imperiais ou simplesmente cães Foo.

Eles também podem ser difíceis de treinar devido à sua natureza teimosa, o que significa que eles precisam se socializar cedo. Quanto mais se acostumarem a estar com outros animais e pessoas, maior a probabilidade de se tornarem cães adultos mais sociáveis. Como todos os cães, eles precisam de exercícios apropriados, mas eles têm uma energia relativamente baixa. Isso os torna um bom animal de estimação para um dono cuidadoso.

De onde surgiu a língua azul do chow chow?

Chow Chows, também conhecido como Chows, é uma das raças de cães mais antigas do mundo. Eles aparecem em mais de 206 aC, e outras evidências sugerem que essa raça remonta muito mais longe.

Não há “documentação de porque os Chow Chows tem uma língua azul-negra”, mas existem explicações fictícias.

Lendas do cão de língua azul

chow chow

Há duas lendas principais de como o Chow Chow conseguiu sua língua distintamente colorida.

A primeira lenda está relacionada aos laços estreitos do cão com a comunidade budista na Ásia. Em um dia muito frio, há muito tempo, um monge budista ficou muito doente. Ele estava tão doente que ficou incapacitado e não podia sair para se aquecer. Os Chow Chows saíram para o frio para encontrar madeira para o monge, mas infelizmente tudo o que conseguiram encontrar eram troncos carbonizados. Quando os trouxeram de volta em suas bocas, a chamuscada fez com que suas línguas ficassem na cor azul escura.

A segunda lenda da língua azul diz respeito ao próprio Buda. Enquanto o Buda pintava o céu com sua distinta cor azul, ele pousou os pincéis no chão. O inquisitivo Chow Chow aproximou-se dos pincéis e deu-lhes uma lambida curiosa. Isso resultou na cor da língua permanente do cão.

Apesar de sua qualidade mítica agradável, não podemos deixar de questionar a veracidade dessas histórias. Mas isso não importa, o Chow Chow tem histórico suficiente para mais do que compensar isso.

Há histórias interessantes sobre Chow Chows, que geralmente estão ligadas aos seus famosos donos. Os nomes históricos que foram donos de Chow Chow incluem o jogador de futebol Mario Balotelli, a cantora Janet Jackson, o ícone cultural Elvis Presley e o ex-presidente dos EUA Calvin Coolidge.

Os pontos azuis na língua de um cão significam que o cão é parte chow?

Você pode ter ouvido alguém apontar para uma mancha azul na língua de um cachorro e dizer: “Isso significa que o cão é parte Chow”. Não é tão simples assim.

Enquanto uma língua azul-negra pode significar que um cão tem Chow Chow em suas linhagens, esse fato também é encontrado periodicamente em muitas raças puras, incluindo Terra-nova e Labradores Retrievers.

A diferença entre esses pontos e a língua de Chow Chow é que esses pontos não são considerados hereditários e podem ser simplesmente células cutâneas pigmentadas aleatoriamente, enquanto a língua azul de Chow Chow é uma de suas características identificadoras.

A língua do chow chow pode ser de outra cor?

cho chow

Chow Chows não nascem com línguas azuis. Na verdade, os filhotes de Chow Chow têm línguas rosa, assim como outras raças. A cor azul-escura se desenvolve quando os olhos se abrem. “Às vezes, a mudança de pigmento é mais lenta, mas o pigmento da língua deve estar sempre completo quando o filhote tiver cerca de seis meses”. Se a língua não muda de cor e permanece rosa, diz-se que não é uma raça pura.

Que outras raças têm línguas azuis?

Como o Chow Chow, o padrão da raça Shar-Pei possui pigmentação preto-azulada na boca e língua.

Chow Chows e Shar-Pei provavelmente compartilham ancestrais distantes, o que explica a semelhança entre os dois. Eles também compartilham suas línguas na cor azul, como ursos polares e várias raças de gado.