Por que os cachorros gostam de lamber os donos? Uma das coisas mais intrigantes no mundo dos cães, é sua forma de mostrar amor. Algumas atitudes são facilmente reconhecidas, como latidos quando o dono chegar em casa ou, até mesmo, pulos de felicidade. E inclusive, as lambidas entram para esta lista. Acompanhe o texto para entender.

Por Que os Cachorros Gostam de Lamber os Donos

Por que os cachorros gostam de lamber os donos?

Antes de mais nada, é importante entender o modo que os cães buscam informações no cotidiano. Nós, humanos, fazemos isso de maneira muito mais simplificada, pois possuímos uma ótima visão e tato. Entretanto, para os cachorros, o isso não é possível.

O jeito mais simples de eles buscarem informações, é através da lambida. Assim, eles conseguem extrair muitas informações do ambiente. E isto está diretamente relacionado ao por que os cachorros gostam de lamber os donos. Continue acompanhando o texto.

Uma prova de amor?

Um cão é apaixonado pelo seu dono. Afinal, por isso é conhecido como o melhor amigo. E isto se dá pelo fato de saber quem o alimenta, quem é responsável pelas brincadeiras e momentos de carinho. É uma verdadeira fidelidade.

Assim sendo, podemos entender um dos motivos do por que os cachorros gostam de lamber os donos: amor. Isso mesmo. Esta é uma das formas de maior prova de carinho que o seu cachorro poderá ter por você. Aliás, este é o chamado “beijo canino”.

Desta forma, também podemos entender que o cão está tentando se comunicar de alguma forma. Visto que, como falamos, através da língua ele consegue sentir melhor o ambiente. E para ele, sentir o ambiente é, inclusive, mostrar ao seu dono o quando ele o ama.

Por Que os Cachorros Gostam de Lamber os Donos

Lambidas próximo a boca

A grande maioria dos cães é adepta a este tipo de lambida: próximo da boca. Entretanto, o que eles querem dizer com isso? Como já entendemos, lamber o dono pode ser uma prova de carinho e amor. Entretanto, lamber próximo a boca significa para o cão uma demonstração ainda maior de amizade.

Isto acontece pois eles foram “ensinados” que, quando há lambidas próximo a boca entre outros cães, significa que eles querem ser amigos e não querem ser ameaçadores. É uma forma de sentir o ambiente externo e transparecer passividade para outros cachorros.

Ou seja, esta ação está intrínseca aos cachorros. As lambidas fazem e farão parte da vida deles e, claro, dos seus donos. Seja por uma forma de amor, de comunicação, de transparecer alegria ou, simplesmente para sentir o ambiente e entenderem que estão seguros.