A cidade de Porto Alegre (RS) terá um hospital veterinário público.

Na semana passada (19/08), o prefeito José Fortunati entregou o projeto à presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Maria Dolores Pineda.

O hospital, que será denominado Unidade de Saúde Animal (USA), vai dar prioridade no atendimento de animais de estimação de famílias de baixa renda.

 

Projeto do hospital veterinário público de Porto Alegre. (Foto: Divulgação / PMPA)

Projeto do hospital veterinário público de Porto Alegre. (Foto: Divulgação / PMPA)

 

O projeto foi assinado pelo arquiteto Rodrigo Souza e ocupará um terreno de 1.650 metros quadrados, onde fica a Secretaria Especial de Direitos Animais (Seda), na Lomba do Pinheiro, que é situado no município de Viamão, mas pertence à Prefeitura de Porto Alegre. Por isso, o hospital atenderá os dois municípios.

O prefeito explicou as mudanças que vão acontecer:

 

É neste espaço que atualmente são realizados os procedimentos de baixa e média complexidade e, a partir desta obra, serão realizados procedimentos de alta complexidade, para animais vítimas de maus tratos e atropelamentos

 

Quando o hospital estiver pronto, serão oferecidos serviços nos setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia e ambulatório.

A previsão de início das obras é para o segundo semestre de 2015. Os custos, em torno de 3,5 milhões de reais, serão bancadas por um doador privado.

O hospital veterinário terá cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, sala de recuperação para 150 animais e espaço de triagem para 120 animais.

Esperamos que essa iniciativa se espalhe pelo Brasil. Atualmente, existem dois hospitais veterinários públicos na cidade de São Paulo (nos bairros do Tatuapé e Tucuruvi).

Fonte: Portal PMPA