A posição em que o cão dorme, a maneira como se mexe ou se move, e a quantidade de tempo que passa cochilando pode revelar muito sobre como o cachorro está se sentindo.

Os hábitos de dormir podem dar pistas sobre a saúde e a felicidade de um cão. Aqui estão algumas coisas para observar quando seu cão está dormindo e o que elas podem significar.

1. Posições de dormir

Preste atenção à posição em que seu cão dorme com mais frequência. A posição de dormir favorita do seu cão pode mudar de acordo com o local onde eles estão cochilando, com quem estão dormindo perto ou como estão se sentindo de certa forma.

Lesões ou dor também podem fazer com que a posição de dormir de um cão mude. Por isso, se você notar algo incomum na posição de dormir do seu filhote, fique de olho nos sinais de dor.

Abaixo estão algumas posições comuns de dormir e o que elas podem significar.

Dormir de lado

cachorro dormindo

Um cão que dorme de seu lado tem que se sentir bastante seguro e confortável, pois deixa os órgãos vitais expostos.

Cães que preferem essa posição tendem a ser bem relaxados e despreocupados. No entanto, podem mudar para uma posição diferente se estiverem dormindo em algum lugar novo ou perto de alguém com quem não estão familiarizados.

Esta posição também deixa seus membros livres para se moverem durante o sono, então você pode ver mais contrações e chutes de um cão deitado de lado.

Enrolado

cachorro dormindo enrolado

Uma posição muito comum que o cão dorme é enrolando-se como uma bola, nariz-a-rabo. É uma posição comum para os animais tomarem a vida selvagem, também, pois protege os órgãos vitais, ajuda a conservar o calor e facilita a levantar-se rapidamente.

Esta posição restringe o movimento durante o sono. Assim você pode ver menos contrações de um cão que dorme como enrolado.

Você pode pensar que um cão dorme nesta posição está desconfortável em seu ambiente e, embora possa ser o caso, não é necessariamente verdade. É uma posição comum nos meses de outono e inverno, quando o tempo está frio, ou um cachorro pode simplesmente se sentir melhor em dormir nessa posição.

Esparramado na barriga

cão dorme

Às vezes, isso é chamado de posição “Superman”. Ela permite que um cachorro apareça e fique de pé imediatamente.

Você frequentemente vê essa posição com filhotes que precisam tirar uma soneca com frequência, mas também querem estar prontos para pular e brincar a qualquer momento.

Cães que dormem nesta posição não querem perder a chance de estar em ação, mesmo enquanto estão cochilando. É a posição de escolha para filhotes de cachorro de alta energia.

De costas e com as patas no ar

cachorro dormindo

Dormir com uma barriga exposta ajuda o cão a se refrescar. Como a pele é mais fina ao redor da barriga e as patas seguram as glândulas sudoríparas, expor essas áreas é uma ótima maneira de vencer o calor.

É também uma posição que indica que um cão está muito confortável, deixando as áreas mais vulneráveis ​​expostas ​​e dificultando a recuperação rápida.

Um filhote que está dormindo nessa posição provavelmente não tem nenhum cuidado. Essa posição é muito comum nos meses de verão.

2. Comportamentos do sono do cachorro

sono do cachorro

Uma vez que seu cachorro esteja cochilando, você pode obter algumas pistas sobre a qualidade do seu sono a partir do seu comportamento.

O sono é importante para curar e reparar o corpo. E o sono REM, que é o estágio mais profundo do sono, é o mais restaurador.

Preste atenção a estes sinais e comportamentos para se certificar de que seu cachorro está obtendo o melhor sono possível.

Circulando e cavando onde vai dormir

sono do cachorro

É um comportamento normal para os cães circularem sua área de dormir ou até cavarem um pouco antes de dormirem.

Este é o comportamento que vem dos ancestrais lobos dos cães, que frequentemente pisavam em grama, folhas ou neve para se sentirem confortáveis. Eles também podem cavar um buraco que ajudaria a mantê-los aquecidos no inverno ou frescos no verão.

Os cães tendem a circular algumas vezes antes de se deitarem, mas fazê-lo demais ou ter problemas para se estabelecer pode ser um sinal de dor, artrite ou problema neurológico. Consulte um veterinário se você observar o cachorro circulando excessivamente.

Cochilando durante o dia

cachorro cochilando

Um cachorro pode cochilar durante o dia se estiver entediado ou simplesmente quiser descansar. Este não é um sono muito tranquilo, e seu cão pode estar apenas esperando que algo mais interessante apareça.

Observe as orelhas do seu filhote e veja se elas se animam com qualquer movimento ou ruído incomum. Isso provavelmente significa que seu cão ainda está bastante alerta e procurando algo que valha a pena.

Talvez seja hora de fazer algo divertido, como dar uma volta ou brincar.

Abanando o rabo ou latindo suavemente

cachorro latindo

Os cães tendem a se mover um pouco durante o sono REM quando estão mais descansados. Eles podem muito bem estar representando seus sonhos, mas eles estão tendo um bom sono profundo.

Se contrair, abanar o rabo, chutar as pernas e latir são atividades comuns. Este é um bom momento para deixar os cães dormirem, já que esta fase do sono é muito restauradora e boa para a saúde deles.

O movimento durante o sono é, na verdade, mais frequente em cachorros e cães idosos, e ninguém pode realmente explicar por quê.

Uma razão menos comum para contrair-se durante o sono é se um cachorro estiver com frio. Os espasmos são a forma do corpo de se aquecer. Se o seu cão estiver com frio, pegue um cobertor ou leve-o para um local de dormir mais quente.

Sinais de aflição

cachorro latindo

Como seres humanos, os cães podem ter pesadelos.

Se o seu cão parece particularmente agitado durante o sono com mais movimentos, latidos ou choro do que o habitual, você pode tentar acalmá-lo suavemente. Chame seu nome suavemente e afague suas costas ou lado. Use tons suaves.

Seu filhote pode acordar ou pode simplesmente relaxar e continuar com um sonho mais agradável depois de você tê-lo consolado.

Apreensão

cachorro veterinário

Se o seu cachorro contrair-se excessivamente, pode ser um sinal de uma convulsão que requer atenção médica imediata.

Tente chamar o nome do seu cachorro e acordá-lo se você suspeitar que seus movimentos estão anormais. Se ele acordar, pode ter sido apenas um sonho intenso.

Se ele não responder a sua chamada e continuar tremendo, procure ajuda médica imediatamente.

Você deve prestar atenção aos habituais hábitos de sono do seu cão, para que você saiba a diferença e saiba quando algo está fora do comum.

3. Quanto o cão dorme

cachorro dorme

O cão dorme muito mais do que as pessoas. Em média, os cães precisam de 12 a 14 horas de sono por dia.

Cães grandes tendem a tirar cochilos mais longos do que os cães menores, e os filhotes precisam de 18 a 19 horas de sono por dia, geralmente acordando por uma hora após algumas horas de sono.

Tome nota dos hábitos normais de sono do seu cão. Se você notar uma mudança em quanto tempo seu cão dorme, isso pode significar muitas coisas, desde uma mudança na dieta até um problema na tireoide.

Se seu cão está gastando muito tempo cochilando, pode ser hora de uma visita veterinária.

Como o seu cão dorme? Seu cachorro sonha muito? Seu filhote tira sonecas o dia todo? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!