Pensando na saúde e bem-estar dos bichinhos de estimação e em diminuir o número de animais abandonados nas ruas, a Prefeitura de Curitiba já começou a colocar em prática o seu Programa Municipal de Castração Gratuita.

Para ter o animal castrado através do projeto, é preciso fazer um cadastro no site da Rede de Proteção Animal. Famílias e abrigos poderão cadastrar seus animais. Para participar, o animal deve ser originário de Curitiba e ter idade entre cinco meses e oito anos.

Cães e gatos estão sendo castrados de forma gratuita em Curitiba. (Foto: Reprodução / Facebook Prefeitura de Curitiba)

A intervenção cirúrgica será feita em dois castramóveis que irão circular por áreas já predeterminadas da cidade. O primeiro castramóvel já está em serviço, Regional CIC, e o segundo começará a circular no dia 7 de agosto, na Regional Boa Vista.

A primeira fase da ação terá a duração de dois meses e a estimativa da Rede de Proteção é que sejam atendidos nos dois locais cerca de 2.000 animais. Depois desse período, os castramóveis seguirão para as regionais Pinheirinho e Cajuru.

“Até o fim deste ano, pretendemos atender os animais já inscritos nas dez regionais da cidade”, conta a veterinária Vivien Midori Morikawa, chefe da Rede de Proteção.

As cirurgias são feitas em estruturas móveis e completamente adaptadas para a realização dos procedimentos. (Foto: Reprodução / Portal da Prefeitura de Curitiba / Cesar Brustolin / SMCS)

No dia da cirurgia, o animal tem o seu cadastro conferido, é pesado, passa pelo processo pré-cirúrgico e em seguida vai para a anestesia. Só então o animal vai para a cirurgia. Depois, os pets ainda recebem um microchip de identificação.

Enquanto esperam seus animais se recuperarem da anestesia para já poderem ir para casa, os tutores recebem orientações sobre a castração e sobre como deve ser o cuidado pós-cirurgia.

Após a cirurgia, os animais estão recebendo um microchip de identificação. (Foto: Reprodução / Facebook Prefeitura de Curitiba)

Esperamos que essa bela iniciativa da Prefeitura de Curitiba seja levado para outras cidades e muitos animais possam ser ajudados.

Fonte: Portal da Prefeitura de Curitiba / Facebook Prefeitura de Curitiba