Nenhuma cidade quer passar por problemas e desastres naturais como enchentes. Mas é bonito ver quando uma situação dessas acontece e os responsáveis pela cidade não se esquecem dos animais.

O município de Rio do Sul, em Santa Catarina, está sofrendo com o período de cheia e a inundação do Rio Itajaí-Açu. Fazendo um grande trabalho para manter a população segura e abrigada, a prefeitura da cidade está tendo um cuidado especial também com os animais.

A prefeitura de Rio do Sul pede que todos que precisarem deixar suas casas levem junto seus animais de estimação. (Foto: Reprodução / Facebook Apad RS)

De acordo com a prefeitura de Rio do Sul, todos os 21 abrigos mantidos pelo município possuem espaço para acolher também os animais de estimação. Esses espaços estão sendo mantidos com o apoio da Associação Protetora dos Animais Desamparados (APAD).

Além disso, a prefeitura também está fazendo um trabalho de conscientização da população e pedindo que as pessoas não abandonem os seus bichinhos quando precisarem deixar suas casas.

A orientação da prefeitura é que todo aquele que precisar abandonar a sua casa, leve junto consigo o seu animal.

A Defesa Civil da cidade também está recebendo pedidos de socorros para animais que sejam vistos correndo perigo em meio às águas. A prefeitura orienta que quem ver qualquer animal em uma situação de risco entre em contato através do número 199, que irá repassar a informação para a Polícia Militar Ambiental para que seja realizado o resgate destes animais.

A Associação Protetora dos Animais Desamparados está junto com a prefeitura ajudando os animais. (Foto: Reprodução / Facebook Apad RS)

Para quem puder ajudar, a prefeitura de Rio do Sul está pedindo doações de ração, casinhas, cobertores e tudo o que possa ajudar a trazer mais bem-estar para os animais desabrigados. Para ajudar basta entrar em contato com a APAD através do Facebook clicando aqui.

Fonte: Olhar Animal