A Rússia já está nos últimos preparativos para sediar a 21ª Copa do Mundo da FIFA, que começa no dia 14 de junho de 2018, e receber todos os turistas que vão assistir o evento esportivo e aproveitar para conhecer o país.

Porém, entre esses preparativos, algumas cidades incluíram também diminuir a quantidade de animais que vivem nas ruas. Mas isso não está sendo feito da melhor maneira possível.

Por conta da Copa do Mundo, cidades da Rússia estão descartando milhares de animais que vivem em suas ruas. (Foto: Reprodução / East2West)

De acordo com informações de grupos de resgate de animais, 11 cidades decidiram “se livrar” de milhares de cães e gatos abandonados.

Segundo estimativas, cerca de dois milhões de cães vivem nessas cidades. Porém, muitos deles já desapareceram.

Assim como aconteceu dias antes das Olimpíadas de Inverno em Sótchi em 2014, quando a Rússia foi criticada pelo tratamento dado aos animais abandonados depois que milhares de cães e gatos foram baleados e envenenados, animais de rua voltaram a desaparecer e ser assassinados.

Ainda de acordo com grupos de resgate de animais, cães resgatados também foram levados. Segundo Nadejda Sergueeva, voluntária de um grupo de resgate em Volgograd, eles perderam vários cães em dezembro.

Dias antes das Olimpíadas de Inverno de 2014, milhares de cães e gatos foram baleados e envenenados. (Foto: Reprodução / East2West)

“Em dezembro, havia sete ou oito deles. Todos foram capturados, apesar do fato de que todos tinham coleira. Os guardas nos disseram que ouviram gritos, mas quando eles vieram para verificar, todos os cães já haviam sido carregados na van”, contou Nadejda para a revista francesa Réveil Courrier.

O Presidente da Comissão Parlamentar para a Ecologia e Proteção da Natureza, Vladimir Bourmatov, exigiu, em janeiro deste ano, que o Ministro do Esporte, Pavel Kolobkov, impedisse esses assassinatos.

Apesar de o governo, que está preocupado com a imagem da Rússia no exterior, já ter ordenado que essas cidades anfitriãs criassem novos abrigos de animais para cachorros e gatos de rua, a situação ainda não começou a mudar.

Grupos de resgate de animais afirmam que até cães resgatados estão sendo levados. (Foto: Reprodução / East2West)

Também bastante procurada para prestar informações e interferir no caso, a FIFA afirmou apenas que: “temos tanto a fazer que não podemos fazer nada sobre isso”.

A Bloody FIFA 2018, uma comunidade criada na internet com a intenção de boicotar o evento na Rússia, criou uma petição pedindo que o presidente Vladimir Putin intervenha e pare os assassinatos.

Fonte: The Holidog Times