Foi inaugurado na última sexta-feira, dia 9 de setembro, o primeiro Hospital Veterinário do Ceará. A escolha da data foi para comemorar também o Dia do Veterinário.

Por funcionar integrado ao curso de Medicina Veterinária da Uece, o Hospital, que recebeu o nome de Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC), está localizado dentro da Universidade, no Campus do Itaperi, em uma área de mais de 5 mil m².

Estrutura interna e aparelhos do Hospital Veterinário do Ceará. (Imagem feita antes da inauguração) (Foto: Reprodução / CRMV-CE)

Estrutura interna e aparelhos do Hospital Veterinário do Ceará. (Imagem feita antes da inauguração) (Foto: Reprodução / CRMV-CE)

Entre os serviços ofertados no novo Hospital Veterinário do Ceará estão atendimento clínico a animais de pequeno porte (sem a necessidade de marcação de consulta), aplicação de vacinas, exames, internações, cirurgias, unidade de tratamento intensivo (UTI), orientação técnica nas práticas de criação, identificação e controle de natalidade de animais abandonados.

Além de animais como cães e gatos, o HVSBC também atende espécies silvestres. Futuramente o Hospital também irá atender animais de grande porte. A ala que será destinada a animais maiores, como cavalos, está com previsão de funcionamento para 2018.

Por funcionar integrado ao curso de Medicina Veterinária da Uece, o hospital está localizado dentro da Universidade, no Campus do Itaperi. (Foto: Reprodução / Divulgação / Uece)

Por funcionar integrado ao curso de Medicina Veterinária da Uece, o hospital está localizado dentro da Universidade, no Campus do Itaperi, em Fortaleza. (Foto: Reprodução / Divulgação / Uece)

De acordo com o reitor da Universidade Estadual do Ceará, o professor Jackson Sampaio, o Hospital Veterinário do Ceará vai servir de referência para as regiões Norte e Nordeste. “A residência em Medicina Veterinária, no mesmo modelo das residências médicas, será um outro atrativo. Isso vai mudar o panorama da formação, da pesquisa e da assistência”, disse o gestor.

O melhor de tudo é que, por ter uma função didática, para a formação de médicos veterinários, os serviços cobrados pelo Hospital terão preços acessíveis, abaixo de valores cobrados em pet shops, por exemplo, o que também irá contribuir para minimizar o número de abandono de animais em Fortaleza.

Os serviços cobrados pelo Hospital terão preços acessíveis, abaixo de valores cobrados em pet shops. (Foto: Reprodução / Divulgação / Uece)

Os serviços cobrados pelo Hospital terão preços acessíveis, abaixo de valores cobrados em pet shops. (Foto: Reprodução / Divulgação / Uece)

As consultas não precisarão ser marcadas previamente, porém, é preciso chegar cedo ao local para garantir o atendimento, visto que todos os dias muitas pessoas buscam o local para consultas de seus animais e outros serviços.

Serviço:
Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso
Local: Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará, na avenida Doutor Silas Munguba, 1700 – Fortaleza
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h30min às 11h30min; e das 13h30min às 17h30min