O político japonês Koichi Hagiuda informou que o presidente russo, Vladimir Putin, recusou uma Akita que, se aceita, seria dada oficialmente de presente pelo primeiro ministro japonês Shinzo Abe em uma conferência nas próximas semanas.

Enquanto o motivo da rejeição não foi divulgado, essa não é a primeira vez que o Putin ganha cães de presentes. Buffy, um pastor da Bulgária, foi também dado pelo primeiro ministro da Bulgária em 2010. Além dele, seu falecido Labrador de nome Konni, foi um presente do ministro da defesa russo Sergey Shoigu.

Para os japoneses, a tradição de dar presentes é uma parte importante da cultura e levada muito a sério. Com seu próprio nome, Zoto (贈答), o ato faz parte da história japonesa e remonta aos tempos dos samurais. Essa continua sendo uma forma de criar relações e demonstrar afeto e proximidade. Por isso que, ao conhecer um pouco do Japão e seus costumes, é fácil entender que a recusa de um presente não só é vista como uma gafe, mas até como uma ofensa. E no caso de um Akita, símbolo japonês, a situação fica ainda mais delicada.

A cadela de nome Yume foi oferecida em 2012 com a intenção de servir como companhia.

Moral da história: Não dê animais de presente. Como já dissemos diversas vezes, é imporante que o comprometimento parta do possível tutor.

 

Foto: Reprodução/AFP

 

Fonte: BBC / Japão em Foco