Se você já se perguntou se o seu cachorro entende suas conversas, as ordens que você dá a ele ou as pequenas palavras doces que você diz a ele, você vai adorar este artigo! Quer saber quantas palavras um cão pode entender?

Além de ser o melhor amigo do homem, os cães fazem parte dos seres vivos mais inteligentes do reino animal! Você já se perguntou o quanto ele é capaz de entender o que você está tentando lhe dizer?

Então, descubra agora!

Os cães podem reconhecer palavras?

border collie

Foto: Freepik

Diz-se que cada cão é como seu dono, seja por seus hábitos, aparência ou outras características que o aproximam de seu dono. Temos certeza de que você já disse para si mesmo: “a única coisa que falta é falar”.

Mesmo que eles não consigam se comunicar com você com palavras, a verdade é que os cães são capazes de entender muitas palavras diferentes, muito mais do que você pode imaginar.

Embora eles não possam responder da mesma maneira, isso não significa que eles não entendam o que você está dizendo a eles.

De uma maneira bastante fácil, os cães são capazes de entender as ordens básicas. “Sentado”, “dá a pata”, “Não”, são algumas dessas ordens que eles entendem facilmente. Além disso, cada cão é completamente capaz de reconhecer seu próprio nome. Mas como os cães entendem as palavras que usamos?

Quantas palavras um cão pode entender e como os cães entendem as palavras?

Foto: Freepik

Após algumas breves explicações que acabamos de fazer, é certamente possível que você esteja se perguntando: se os cães entendem certas palavras, como isso acontece?

Sobre esse assunto, os estudos realizados são muito variados…

Foi demonstrado que os cães tratam as palavras que lhes dizemos da mesma maneira que um ser humano. Ou seja, que eles coletam informações sobre a palavra para que ela passe por vários processos cerebrais. E isso, eventualmente permite que ele chegue a um entendimento correto da palavra.

Para esta tarefa, os cães usam o hemisfério esquerdo do cérebro que lhes permite entender as palavras que ouvem. Já o hemisfério direito é usado para entender a entonação de palavras. Depois de realizarem esse processo, eles podem ter alguma ideia sobre a intenção da pessoa que está falando com eles.

Além disso, os cães entendem vários sinais de maneira fácil e rápida se eles foram condicionados para isso, seja por condicionamento convencional ou condicionamento operante.

A melhor maneira de fazer isso é vincular esses sinais à ação que você deseja que seu cão faça, usando reforço positivo (por meio de guloseimas, carícias ou palavras suaves) como método de treinamento.

Número de palavras conhecidas por um cachorro

Foto: Freepik

A pesquisa mais reconhecida sobre o tema foi conduzida pelo psicólogo Stanley Coren, da Universidade da Colúmbia Britânica. Ele concentrou sua análise no estudo das habilidades intelectuais dos cães para aprender novas palavras.

Em sua pesquisa, Coren mostrou que os cães são capazes de entender aproximadamente 160 palavras se forem adequadamente estimulados. No final, os cães entendem a linguagem humana como uma criança de 2 a 3 anos! Será possível obter tais resultados se a estimulação exercida no cão for constante.

A pesquisa de Coren também mostrou que os cães são muito mais fáceis de entender palavras que têm a ver com objetos concretos, como “osso” ou “bola”, enquanto é difícil para eles entenderem palavras que têm a ver com conceitos abstratos como “querida”.

Coren também provou que os cães têm mais capacidade de aprender palavras que começam com consoantes fortes como p, t, c, d. Já as consoantes mais suaves, como f, s, r, l, representam um desafio maior para eles.

Os cães retêm palavras através de um processo chamado mapeamento mental; essa técnica se manifesta quando repetimos com certa frequência certas palavras e as colocamos em relação a uma ação ou objeto.

Nesse sentido, durante o treinamento, é importante que as palavras escolhidas para cada pedido soem diferentes uma da outra. Evita confusão para o seu melhor amigo! É melhor ouvir os pedidos se forem acompanhados pela linguagem corporal correta. Pois facilita a compreensão da mensagem que você deseja transmitir.

Todos os cães são capazes de entender as mesmas palavras?

Foto: Freepik

Agora que você sabe quantas palavras os cães conseguem entender, você deve estar se perguntando se todas as raças de cães são iguais à compreensão da linguagem humana.

A pesquisa de Stanley Coren também revelou que existem certas raças de cães que são mais fáceis de aprender as palavras do que outras. Por exemplo, Poodles, Pastores Alemães, Border Collies, Labradores e Dobermans provaram que são muito mais capazes do que outras raças no desenvolvimento de um amplo léxico.

No entanto, essa grande capacidade de entender sempre dependerá do treinamento adequado.

Chaser: o cão mais inteligente do mundo

cachorro mais ineligente

Foto: Freepik

Para encerrar nosso artigo “quantas palavras um cão pode entender”, não podemos deixar de mencionar Chaser, a cadela de Jon W. Piller, professor de psicologia do Wofford College (Spartanburg, Carolina do Sul, EUA). Ela foi capaz de reconhecer mais 1.000 palavras! Isso é surpreendente! Não é à toa que ela foi considerada o cachorro mais inteligente do mundo!