Se você é daquelas pessoas que não podem ver a foto de um bichinho para adoção que já quer levá-lo para casa, parabéns! Você é uma pessoa de coração nobre,mas saiba que, para receber seu novo amigo, alguns cuidados são necessários, principalmente se já houver um cão na sua casa.
 

Foto: Reprodução / Google

Foto: Reprodução / Google


 
Antes de qualquer coisa, é preciso saber se o seu cão é sociável com outros animais, como ele interage.

No caso de um idoso, só pegue outro animal se ele estiver bem de saúde, para não causar estresse demais ao seu velho amigo. Adotar um filhote, nessas condições, não é recomendável, um cão idoso precisa de todo cuidado e atenção.

Após decidir pela adoção e escolher o seu candidato a novo pet, faça alguns encontros com os cães antes de levá-lo definitivamente para casa. O ideal é que isso ocorra num ambiente neutro, para que seu cão não se sinta ameaçado ou invadido. Neste caso ele pode reagir muito mal.

A seguir, a especialista em comportamento animal Yara Hirano, dá algumas dicas de como deve ser esta aproximação:

— Lembre-se, ambiente neutro, o ideal é fazer numa praça ou parque em horário mais tranquilo sem muito movimento.

Yara explica ainda que esta é apenas uma das formas de apresentação, e que este processo requer paciência e pode levar algum tempo, dependendo do estado de cada cão. É desaconselhável apresentá-los se houver sinais de ansiedade ou agressividade.
Agora, se todas as etapas forem bem sucedidas, boa sorte e seja feliz com seu novo amigo

Fonte