Devido à cultura de celebridade, mais raças nativas do Reino Unido estão em risco de se tornarem extintas. Isso porque os novos donos de cachorros estão optando por raças que famosos geralmente têm, como o Chihuahua e o Husky.

O Setter Inglês – a raça mais antiga do Reino Unido.

O Setter Inglês – a raça mais antiga do Reino Unido e uma vez muito popular – é o último nome a ser adicionado a essa triste lista. De acordo com o Registro de raças, agora são 25 consideradas vulneráveis.

Registros para Setter Inglês cairam 33% comparados com os últimos anos. Para o Chihuahua, os registros aumentaram um quarto em 2011, de acordo com o Kennel Club do Reino Unido.

Uma raça entra para a lista de “em risco de extinção” quando o número de filhotes não passa de 300 registros no ano. Assim, o Terrier Irlandês voltou à lista depois de quase atingir registro de 300 filhotes em 2010, porém a raça caiu 22% no último ano.

Entretanto, a organização afirma que o casamento real teve um efeito positivo nas raças em risco. O Welsh Corgi Cardigan saiu da lista depois de ter subido 134%.

Welsh Corgi Pembroke

Cachorro Welsh Corgi Pembroke

A cultura de celebridade

Em uma entrevista com o Yahoo, a porta-voz do Kennel Club do Reino Unido afirmou: “Houve um aumento na procura de raças exóticas, que foram popularizadas por pessoas como Paris Hilton e Sharon Osbourne. Há raças que não estão sendo levadas em conta por não serem consideradas com perfil.

O que as pessoas não entendem é que a maioria dos cães em risco são mais adequados para o estilo de vida normal da maioria – diferente do Husky. Nós estamos preocupados com o número de cachorros exóticos em abrigos, já que as pessoas acham difícil lidar com eles.

Caroline Kisko, secretária do Kennel Club adicionou: “Celebridades, cultura popular e moda são uma parte importante na sociedade atual e, infelizmente, os cachorros não estão imunes a nossos gostos volúveis.”

O que está acontecendo

O antigo presidente da Associação de Veterinária Britânica, Harvey Locke, concordou com as últimas estatísticas – apesar de ser comum os altos e baixos nos registros das raças com o passar dos anos.

Locke falou ao Yahoo:

“Com a entrada de cachorros de bolsa na moda, nós vemos um declínio em raças como o , que é um cachorro absolutamente fantástico. Há também uma moda por raças mix caras, como o Labradoodle e o Cockapoo. Entretanto, há um perigo de potencialmente danificar características quando se mexe com a genética sem compreender completamente.”

Locke também associou as mudanças à fatores econômicos.

“Nesse clima econômico, nós vemos uma diferença enorme entre cachorros grandes e pequenos. Então, se as pessoas vivem em apartamentos pequenos, sem um jardim grande, cachorros grandes provavelmente não irão se adequar. Ou seja, um cachorro como o Setter Irlandês precisa de cuidados constantes com a aparência e muito exercício, o que não combinaria com um dono que possui um estilo de vida mais ocupado.”

A Associação de Veterinária Britânica recomenda que nunca comprem um cachorro por impulso. Locke afirma para procurarem um veterinário ou em sites para achar mais sobre as características, problemas de saúde hereditários, quanto exercício a raça precisa, se é amigável e se dá bem com crianças.

Fonte