Um assunto que ainda gera muitas dúvidas, é a raiva canina. Esta é uma doença que foi praticamente extinta nos dias de hoje. Entretanto, ainda há casos e muitas vezes, os donos de cães nem sabem que o cão está passando por isso. Desta maneira, existem alguns métodos para identificar. E o quanto antes isto for, feito, mais chances de você salvar o seu melhor amigo. Acompanhe para entender.

raiva canina

Raiva Canina – Como Identificar no Seu Cão

Como sabemos, a raiva canina infelizmente pode acometer o seu cão de diversas maneiras. Desta forma, a primeira recomendação que podemos dar é estar em dia com as vacinas. Este é o melhor jeito para lidar com a doença: evitando-a. Uma vez que ela é considerada incurável.

Por outro lado, caso venha acontecer, é importante entender que alguns sinais são bastante típicos da raiva canina. Desta forma, você conseguirá identificar e seguir para um veterinário para buscar tratamento para o problema.

Vale lembrar também que esta doença é considerada uma zoonose. Ou seja, uma doença que pode passar dos animais para os seres humanos. Portanto, muito cuidado ao manusear um cão com raiva, pois a doença pode ser transmitida através de uma mordida efetiva ou, até mesmo, pela saliva. Acompanhe o texto para entender mais sobre o assunto.

Os principais comportamentos e um cão com raiva canina

Como já falamos, a raiva canina sempre vai externar alguns sintomas no cachorro. Para que você comece a entender mais sobre este problema, acompanhe os 3 comportamentos mais comuns que o animal começa a demonstrar.

  1. Agressividade em exagero

A principal característica desta doença, é a agressividade em exagero por parte do cachorro. Assim como o próprio nome do problema sugere, os cães começam a demonstrar comportamentos com agressividade acima do normal.

Ou seja, se o seu bichinho aparentar este tipo de comportamento, principalmente se não é característico dele, é importante que você se preocupe e procure um especialista para esclarecer mais dúvidas e explicar o problema.

  1. Saliva em excesso

Outra característica muito comum, é a salivação em excesso. A doença da raiva é capaz de proporcionar diversos tipos de irregularidades no organismo do cão. E uma delas, é a saliva sair da boca de uma forma exagerada e sem controle.

Quando isto acontecer, pode ser um sinal claro de que alguma coisa está de errado com o cão. E você deve procurar um especialista o quanto antes pois, seja para diagnosticar o problema ou tratar, quando possível.

  1. Paralisia

Assim como a agressividade e o excesso de saliva, a paralisa também é um forte indício de raiva. Assim sendo, este é considerado um estágio já avançado do problema no organismo do cão.

raiva canina

Tipos de raiva canina

Agora que você já entendeu um pouco sobre os principais comportamentos do cão para identificar uma possível doença de raiva canina, vamos entender alguns tipos do problema.

A doença é classificada em 3 categorias, sendo elas:

  1. Raiva furiosa

A raiva furiosa é a mais comum encontrada na raça canina. Ela faz com que os cães procurem locais escuros para se esconder e não correspondam a chamados de seus donos. Além disso, o cão fica extremamente agitado, como descrevemos no tópico 1 e 2 anteriormente. Infelizmente, o cão pode vir a óbito após 3 dias, quando o problema avança para uma paralisia geral do organismo.

  1. Raiva muda

A raiva muda apresenta os mesmos comportamentos e conceitos da raiva furiosa. No entanto, aqui o cão apresenta muita sonolência e características depressivas, o que faz a doença avançar rapidamente e levar o mesmo ao óbito.

  1. Raiva intestinal

Este é um tipo mais raro da doença. No entanto, pode acontecer também. Aqui, o cão sente fores dores de barriga, que o faz vomitar. Infelizmente, o cão também pode vir a óbito em poucos dias.

raiva canina

Vacine o seu cão ainda quando filhote

Como já mencionamos anteriormente, a melhor forma de lidar com a raiva canina, é evitando ela. E para isso, as vacinações são de extrema importância. Faça os procedimentos de vacinação do seu cão ainda quando ele for filhote, e isso garantirá a saúde dele de uma forma mais completa.

Infelizmente, a raiva canina é uma doença fatal e, quando em estágio avançado, pode levar o seu animal de estimação rapidamente ao óbito. Portanto, prevenção é tudo.