Um estudo hungaro publicado no periódico Current Biology revelou que o cérebro canino reage a vozes de maneira similar ao cerébro humano.

Cães que participaram do estudo. Foto: Reprodução

Para participar da pesquisa, os onze cães selecionados precisaram passar por 12 sessões de treinamento e sete sessões dentro da sala de scanner para que conseguissem ficar parados por períodos de até 8 minutos durante a ressonância magnética, enquanto seus cérebros eram analisados.

Também participaram do estudo 22 humanos voluntários, tendo seus cérebros analisados na mesma máquina usada nos cães.

Os cientistas tocaram 200 sons diferentes para humanos e cães, desde barulhos no ambiente a sons humanos (mas não palavras) e latidos.

Os resultados mostraram que uma área similar do cérebro, o polo temporal dentro do Lobo temporal, era ativado quando cães e pessoas escutavam uma voz humana.

Segundo um dos autores do estudo, Dr Attila Andics, o resultado foi uma surpresa:

 

O local (da atividade) no cérebro canino é muito semelhante ao que encontramos no cérebro humano. O fato de termos encontrado estas áreas no cérebro do cão já é uma surpresa – é a primeira vez que vi isso em um não-primata.

 

Cachorro durante a pesquisa. Foto: Reprodução

Sons emocionalmente fortes, como choro e risadas, causaram respostas similares em cães e humanos, com a área conhecida como o córtex auditivo primário sendo ativada. Essa talvez seja uma explicação do porquê dos cães serem tão sintonizados com as emoções de seus tutores e vice e versa.

Assim como em sons caninos carregados emocionalmente, todos os voluntários apresentaram reações similares.

Entretanto, apesar dos cães responderem aos ruídos humanos, suas reações foram mais fortes quando os sons eram caninos, assim como eles não souberam distinguir tão bem quanto os humanos as diferenças entre sons do ambiente e vocais.

Dr. Andics continua explicando o que os resultados significam na relação entre cão e humano:

 

Sabemos muito bem que os cães são muito bons em sintonizar-se com os sentimentos de seus proprietários, e sabemos que um bom dono pode detectar mudanças emocionais em seu cão – mas agora começar a entender por que isso pode ser.

 

Ao comentar o estudo, a professora Sophie Scott, acredita que o próximo passo seria analisar a reação dos cães com as palavras humanas, já que apenas os sons, como os usados na pesquisa, são muito similares aos emitidos por outros animais, incluindo os cães, e este seja um dos motivos para as reações.

 

Fonte BBC UK