Através de uma pesquisa sobre a dinâmica entre o dono e o cão realizada na Universidade de Medicina Veterinária em Viena, coordenada por Lisa Horn of Vetmeduni, podemos ter uma maior compreensão da relação de dependência do cão para com o  seu dono, sendo essa similar a relação de uma criança com os pais.

A semelhança está principalmente em uma das principais característica da paternidade que é a capacidade de nutrir. De acordo com o estudo, os cães e crianças partilham da mesma resposta mental a dependência, conhecida também como “efeito de base segura”. Cães, assim como as crianças, precisam de uma figura que transmita segurança para interagir com o mundo, sendo uma espécie de base.

 

O experimento

 
O experimento testou três tipos de donos diferentes: O dono ausente, o dono silencioso e o dono encorajador. Os donos foram combinados com cães que estavam sendo encorajados a se entreter com brinquedos interativos para obter guloseimas.

Quando os donos estavam ausentes, os cães não tinham tanto interesse em adquirir os petiscos; porém, a motivação deles ia nas alturas quando, mesmo o dono sendo silencioso, estava presente.

Quando os donos foram substituídos por estranhos, os cães não ficaram interessados em conseguir os petiscos.

Os cientistas relacionaram essa atitude com uma falta de segurança necessária para enfrentar o mundo.

 

Foto: Reprodução

 

Fontes: Dogster e Science World Report