A ocorrência frequente do sequestro de cachorros tem chamado atenção da população e assustado donos de cães por todo o Brasil.

As quadrilhas têm se especializado no roubo de cães visando o lucro no comércio de filhotes com raças específicas e supostamente em demanda. O roubo se dá não só com criadores mas com donos de cães que de repente se vêem presos nesse pesadelo.

Fora o trauma do choque emocional, fica o desespero de não saber o que aconteceu com o cachorro. O animal, que por sua vez, é extremamente apegado ao grupo e sua família, sofre demais com a ruptura.

Diferente do que normalmente acontece com os humanos, que com sorte podem ter sua liberdade de volta em troca de um resgate financeiro estipulado pelos sequestradores, os cachorros são levados e comercializados em feiras clandestinas ou usados como matriz para reprodução e venda ilegal de filhotes.

Fora as quadrilhas, há também casos registrados de dependentes químicos que furtam o cão para trocar por droga.

Com o nível de criminalidade no Brasil sendo considerado uma pandemia segundo os especialistas, os animais seguem sem voz e vítimas da violência e do descaso, enquanto as famílias se desesperam com o possível fim de seus companheiros.

É imprescindível que, caso decida comprar um cachorro, nunca o faça sem antes conhecer exatamente a procedência do animal e seus pais. Comprar descuidadamente pode estar incentivando essa prática pavorosa.

 

Esse é o Thor, cachorro da raça Yorkshire Terrier de 10 anos que foi roubado de sua dona em Fortaleza - Ceará. Thor tem necessidades especiais e precisa cuidado. Foto: Reprodução/Facebook

Esse é o Thor, cachorro da raça Yorkshire Terrier de 10 anos que foi roubado de sua dona em Fortaleza – Ceará. Thor tem necessidades especiais e precisa de cuidados. Foto: Reprodução/Facebook