tártaro em cães é um problema que requer bastante atenção por parte dos tutores. Afinal, apesar de parecer apenas um pequeno desconforto, o mesmo pode causar efeitos expressivos nos animais e pode, inclusive, levar ao aparecimento de doenças mais graves.

Assim sendo, ficar por dentro do assunto é muito importante para garantir que o seu pequeno amigo se mantenha protegido e saudável. E para te ajudar nisso, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe a seguir.

O que é o tártaro em cães?

Tártaro em cães nada mais é do que o acúmulo de placa bacteriana em volta dos dentes do cachorro. Este acúmulo surge a partir da má higiene, e do excesso de resto de alimentos que possam permanecer ali. Aparentemente, é possível enxergar uma “crosta” ao redor do dente. Também, nota-se um hálito pouco agradável e bem marcante.

Veja também: 4 dicas para ajudar na limpeza dos dentes dos cachorros

tártaro em cães

Foto: Freepik

Como prevenir o tártaro em cães?

A prevenção sempre será o melhor caminho. Para isso, você pode apostar em cuidados simples no dia a dia. Abaixo listamos cada um deles:

  • A frequência da escovação de dentes: A frequência com que você escova os dentes do seu cachorro diz muito sobre a higiene bucal dele. O ideal seria que você pudesse escovar, pelo menos, 1 vez ao dia. Porém, a gente sabe que este tipo de cuidado requer tempo, e que nem sempre fazê-lo diariamente é possível. Entretanto, você pode optar pela escovação 3 vezes na semana. Assim você já estará dando um cuidado efetivo para o seu cão.
  • A higienização tem que ser feita corretamente: Não adianta querer escovar os dentes do seu cachorro e não apostar em produtos especiais. Sim, pois ainda há pessoas que acreditam que é possível utilizar escovas comuns, ou até mesmo, creme dental para humanos. O que não é verdade. É importante que você adquira produtos especiais para o seu pet, a fim de garantir a saúde do mesmo.
  • Alimentação adequada: Os alimentos também podem impactar negativa ou positivamente nos cuidados bucais do seu cão. Desse modo, o ideal é que você sempre opte por uma alimentação natural e mais saudável e que seja verdadeiramente preparada para cães.
  • Check-up recorrente: Outra forma de garantir que tudo se mantenha dentro dos conformes, é garantindo a visita recorrente ao veterinário. Pois ele poderá analisar qualquer chance de seu pet estar desenvolvendo qualquer tipo de doença, inclusive problemas como o tártaro.

Basicamente, com estas medidas você já conseguirá manter o seu melhor amigo longe deste tipo de problema.

tártaro em cães

Foto: Freepik

O que fazer ao detectar o tártaro no meu cachorro?

Você detectou a presença de acúmulo de placa bacteriana nos dentes do seu cão? Percebeu que o hálito do pequeno não é mais o mesmo? Então é hora de ficar ainda mais atento!

Como estamos falando de um problema que pode trazer consigo outros quadros mais graves, é imprescindível que seja dada a devida atenção, desde o primeiro instante. Portanto, se você notar qualquer sinal de tártaro em cães, leve-o imediatamente ao veterinário.

Lá, o profissional já poderá iniciar o tratamento, removendo as placas e cuidando da saúde bucal do animal. Quanto antes o cuidado for dado, melhor será o resultado. E menores serão as chances de se desencadear qualquer tipo de efeito colateral.

tártaro em cães

Foto: Freepik

Quais são os riscos?

Por fim, é importante frisarmos quais são os riscos que seu pet pode estar correndo, com este tipo de problema. Assim você saberá qual é a verdadeira importância de acabar com o tártaro o quanto antes.

Visto que trata-se de um acúmulo de bactérias, o tártaro em cães pode causar:

  • Mau hálito excessivo, que pode inclusive acarretar na convivência e proximidade entre o cão e as pessoas;
  • Perda dos dentes ainda muito cedo, devido à deterioração da sustentação, podendo impactar diretamente na qualidade de vida do cachorro;
  • Infecção grave, que pode inclusive se espalhar para outros órgãos. Por exemplo, rins, fígado e, inclusive, o coração, podendo ser fatal.

Por conta destes fatores, é imprescindível que você trate o problema o quanto antes. Assim sendo, não queira dar margem para o risco de morte do seu pequeno amigo. Ele merece cuidado e saúde e você, enquanto tutor, tem o dever de proporcionar isso a ele. É uma forma de demonstrar amor ao pet.