Você certamente já deve ter ouvido falar na tal terapia com cães, não é mesmo? Mas, você sabe como funciona? E ainda, sabe por que este tipo de terapia é tão importante em diversos casos? Pois é! Nós estamos aqui hoje para justamente lhe ajudar a compreender mais sobre este assunto. Dessa maneira, acompanhe o guia abaixo e descubra por que a terapia com cães é tão utilizada atualmente.

terapia com cães

Como funciona a terapia com cães?

Basicamente a terapia com cães consiste em utilizar a companhia de cachorros de diversas raças e portes para motivar, estimular e desenvolver pacientes internados em hospitais. Esta companhia é responsável por trabalhar o físico e a saúde mental da pessoa adoecida.

Normalmente, este tipo de terapia é bastante utilizada em casos de distúrbios e transtornos mentais. A partir dos cães é possível criar um vínculo mais afetivo com o paciente em questão.

As sessões podem ocorrer de diversas maneiras, sendo que o cão poderá visitar o paciente no quarto ou então poderá acompanhá-lo em passeios ao ar livre, por exemplo.

Importante: Vale ressaltarmos que não se trata apenas da companhia do cachorro, sem critério algum. Mas sim, é preciso que haja o acompanhamento de um profissional da saúde, durante a sessão terapêutica. Dessa forma, haverá uma condução interessante da intervenção.

terapia com cães

Por que a terapia com cães é importante?

Agora que você já sabe como funciona este tipo de terapia, deve estar se perguntando sobre o fato de como a mesma pode promover benefícios. Dessa maneira, elencamos a seguir 5 vantagens que tornam a terapia com animais muito importante:

1- Estimula a interação

Em casos de pacientes autistas, por exemplo, a falta de interação com demais pessoas pode acarretar no desenvolvimento de outras comorbidades. Desse modo, estimular este “contato a mais” com alguém é gerar novos caminhos comunicativos para estes sujeitos.

Ao ter a companhia de um animal, o paciente poderá descobrir novas modalidades de comunicação, bem como poderá perceber a importância deste tipo de contato. E assim, toda a sua sociabilidade passa a ser impactada positivamente.

2- Trabalha o físico

É possível ainda utilizar este tipo de terapia como uma aliada no desenvolvimento físico de pacientes com movimentos mais limitados, por exemplo. Afinal de contas, será possível brincar, correr e se movimentar de diversas formas com a companhia de um dog.

Portanto, esta é mais uma vantagem que torna este tipo de terapia essencial em diversos quadros clínicos.

3- Promove motivação e bem estar

Quando temos uma boa companhia, que nos gera bem estar e conforto, uma coisa é certa: automaticamente passamos a nos sentir mais motivados, certo? Portanto, apostar na companhia de um cachorro durante um processo de recuperação ou internação, é apostar na motivação para seguir em frente. Ter alguém conosco é sempre um ótimo meio de dar sentido para a vida.

4- Aliada contra a solidão e o desânimo

Como mencionamos anteriormente, a companhia de alguém que amamos é sempre bem vinda, principalmente quando não estamos tão bem. Portanto, a terapia com cães tem exatamente este poder de alinhar uma recuperação constante com uma luta contra a solidão e o desânimo durante o tratamento.

5- Gera cumplicidade

Ao perceber a fidelidade do animal, os pacientes podem se ancorar na maravilhosa cumplicidade de ter alguém sempre por perto e disposto a se divertir com você. E assim, automaticamente a saúde mental é impactada de um modo positivo, melhorando a qualidade de vida como um todo.

terapia com cães

A terapia com cães pode auxiliar diversos pacientes

Agora que você já sabe tudo sobre a terapia com cães, já poderá apostar neste tipo de tratamento em casos específicos. Afinal de contas, este tipo de terapia pode auxiliar diversos pacientes, com as mais diversas demandas. Pois sabemos que um cachorro por perto pode melhorar qualquer energia, impactando diretamente na recuperação dos indivíduos.