Dognition Ă© um site criado por Brian Hare, biĂłlogo e antropologista da Duke University, em parceria com um time de peso de pesquisadores, com o intuito de avaliar a inteligĂȘncia canina atravĂ©s de testes e jogos acessĂ­veis, assim compreendendo melhor a maneira Ășnica do seu cĂŁo de perceber o mundo e melhorando o relacionamento entre vocĂȘ e o seu pet. Este Ă© um projeto cientĂ­fico que inclui participantes de fora do meio, donos de cĂŁes como vocĂȘ e eu.

A equipe cientifica responsåvel pelo projeto deseja reunir informaçÔes importantes de cães ao redor do mundo. Ao participar do projeto de maneira anÎnima, os usuårios ajudam a construir um poderoso banco de dados, importante para traçar novos padrÔes e descobertas.

Os jogos disponĂ­veis no Dognition sĂŁo relacionados Ă  dimensĂŁo cognitiva do cĂŁo, ou em outras palavras, a maneira como o seu cachorro pensa e resolve os problemas.

O site traça o perfil do animal em 5 dimensĂ”es: empatia, memĂłria, astĂșcia, comunicação e raciocĂ­nio.

Os jogos estĂŁo disponĂ­veis para a maioria dos cĂŁes que se encontram em estado saudĂĄvel, de filhotes a idosos. Os jogos nĂŁo foram desenvolvidos para cĂŁes que possuem problemas visuais, porĂ©m ainda estĂĄ disponĂ­vel para cĂŁes surdos, portanto que seu companheiro esteja acostumado com sinais manuais (como sentar e ficar). CĂŁes com problemas especĂ­ficos de saĂșde precisam ir com calma ou dependendo do grau de dificuldade, evitar.

Para participar, o primeiro passo Ă© responder um questionĂĄrio sobre seu cachorro. Segundo Ă© brincar com os jogos, que nĂŁo levam mais de 10 minutos. Nesta etapa, serĂĄ necessĂĄrio mais um companheiro humano para auxiliar e itens do dia a dia, como recompensa (ex.: bifinho), copos e post-its. Ao final, com as informaçÔes jĂĄ fornecidas para o site, vocĂȘ receberĂĄ o perfil do seu amigo canino.

O site possui planos que vĂŁo desde $39 Ă  $147 e dependendo do pacote escolhido, vocĂȘ pode ter acesso a novos jogos e testes todo mĂȘs. É necessĂĄrio saber inglĂȘs para navegar no site.

Conheça mais sobre o Dognition no endereço www.dognition.com

 

Dognition. Foto: Reprodução/Dognition