Dognition é um site criado por Brian Hare, biólogo e antropologista da Duke University, em parceria com um time de peso de pesquisadores, com o intuito de avaliar a inteligência canina através de testes e jogos acessíveis, assim compreendendo melhor a maneira única do seu cão de perceber o mundo e melhorando o relacionamento entre você e o seu pet. Este é um projeto científico que inclui participantes de fora do meio, donos de cães como você e eu.

A equipe cientifica responsável pelo projeto deseja reunir informações importantes de cães ao redor do mundo. Ao participar do projeto de maneira anônima, os usuários ajudam a construir um poderoso banco de dados, importante para traçar novos padrões e descobertas.

Os jogos disponíveis no Dognition são relacionados à dimensão cognitiva do cão, ou em outras palavras, a maneira como o seu cachorro pensa e resolve os problemas.

O site traça o perfil do animal em 5 dimensões: empatia, memória, astúcia, comunicação e raciocínio.

Os jogos estão disponíveis para a maioria dos cães que se encontram em estado saudável, de filhotes a idosos. Os jogos não foram desenvolvidos para cães que possuem problemas visuais, porém ainda está disponível para cães surdos, portanto que seu companheiro esteja acostumado com sinais manuais (como sentar e ficar). Cães com problemas específicos de saúde precisam ir com calma ou dependendo do grau de dificuldade, evitar.

Para participar, o primeiro passo é responder um questionário sobre seu cachorro. Segundo é brincar com os jogos, que não levam mais de 10 minutos. Nesta etapa, será necessário mais um companheiro humano para auxiliar e itens do dia a dia, como recompensa (ex.: bifinho), copos e post-its. Ao final, com as informações já fornecidas para o site, você receberá o perfil do seu amigo canino.

O site possui planos que vão desde $39 à $147 e dependendo do pacote escolhido, você pode ter acesso a novos jogos e testes todo mês. É necessário saber inglês para navegar no site.

Conheça mais sobre o Dognition no endereço www.dognition.com

 

Dognition. Foto: Reprodução/Dognition

 

Exemplo de um teste de memória (áudio em inglês)