Quando o assunto é tosa em cães, precisamos ter certeza de que estamos fazendo do jeito certo. Muita gente acredita que o cachorro possa se incomodar com excesso de pelos em determinados lugares, mas isso não necessariamente é verdade. Desta forma, é importante que saibamos tudo sobre o assunto para não cometer erros.

tosa em cães

Tosa em cães – Saiba tudo sobre o assunto

A tosa em cães é um assunto que muitas vezes não é tratado da maneira certa pelos seus donos. Principalmente pelo fato de achar que tosar é para, simplesmente, deixar o cachorro mais confortável. Em alguns casos pode até ser, mas não em todos.

Isto se deve ao fato de que o pelo do cachorro serve, acima de tudo, como um isolante térmico para o corpo. Ou seja, o sinônimo de tosar o cão peludo para ele não sentir calor, não é válido. É importante que isto esteja claro, pois a tosa da maneira errada, pode muito mais atrapalhar do que ajudar. Acompanhe o texto para entender.

Como funciona a tosa?

A tosa em cães é uma forma de conter o crescimento de pelos e também, manter o cão higienizado. Uma vez que a raça do cachorro seja daquelas que o pelo cresça infinitamente, você deve considerar fazer a tosa em períodos regulares.

Por outro lado, alguns cães também exigem a tosa mesmo que seus pelos não cresçam infinitamente. As tosas nestes cães servem para manter a higiene do animal em dia, visto que muitas vezes o pelo acaba sendo um acumulador de sujeiras íntimas, como xixi ou cocô.

Assim sendo, antes de mais nada, é importante que você identifique a real necessidade desta tarefa. Depois que identificar, basta encontrar um bom profissional para fazer o serviço. A não ser que você já tenha habilidade, não recomendamos que você faça por sua conta, pois existem algumas técnicas que precisam ser seguidas para não machucar o bicho.

tosa em cães

Qual a importância da tosa em cães?

A real importância da tosa em cães é, como já falamos, questões de manutenção e higiene. Desta forma, é importante fazer da maneira correta e somente quando necessário.

Existem algumas raças de cães que precisam de tosa regular, pois há um crescimento de pelo exagerado. E outras raças, precisam apenas da tosa higiênica para manter limpas principalmente as regiões intimas do cachorro.

Quando há o acúmulo de pelos próximos de áreas intimas, a chance de o cachorro ficar com resquícios de sujeiras é grande. Além disso, este é um ótimo local (quando sujo) para o cachorro desenvolver bactérias e atrair moscas.

Outro fator muito importante para a tosa em cães, é a questão da quantidade de pelos entre os dedos nas patas. Caso haja um excesso de pelos nesta região, o cachorro poderá facilmente escorregar ou perder a aderência das almofadas enquanto anda.

Assim sendo, é de fundamental importância que a tosa nestas partes também seja feita por especialistas. Como é uma área muito sensível, todo cuidado será pouco. E se o cachorro for minimamente inquieto, o processo ficará ainda mais difícil.

Conheça algumas raças que a tosa é importante

Depois de entender tudo sobre tosa em cães, é importante também identificar algumas raças que necessitam da tosa. Vamos separar em duas listas, a primeira com raças que precisam da tosa por conta do crescimento do pelo e a segunda lista apenas raças que precisam de tosa higiênica. Acompanhe.

tosa em cães

Raças que precisam de tosa regular para conter o crescimento de pelos:

Raças que precisam de tosa higiênica

Considerações finais

Estas são algumas das raças que precisam de tosa. Se o seu cão se encaixa em uma delas, procure um profissional para que o processo seja feito da forma certa. Boa sorte!